ÁFRICA DO SUL TERÁ NOVA USINA NUCLEAR APÓS ASSINATURA DE SÉRIE DE ACORDOS COM A CHINA
Uma série de acordos entre a China e a África do Sul foi assinada após assinatura de um acordo intergovernamental de cooperação entre os países desde novembro. Entre os acordos assinados está uma parceria no ciclo de combustível nuclear, um financiamento para a construção de uma nova usina nuclear no país africano e um acordo para formação de pessoal especializado na área.
O financiamento para a nova usina nuclear virá do South Africa’s Standard Bank e do Industrial & Commercial Bank of China. A estimativa de pessoal treinado é de pelo menos 300 sul-africanos em um programa de dois anos de treinamento.
“Consideramos que o memorando de entendimento sobre a cooperação entre a China e a África do Sul como um mecanismo que irá melhorar o intercâmbio de informações, melhores práticas e lições aprendidas no sector da energia nuclear, que também irão incentivar e identificar oportunidades adicionais de cooperação”, afirmou o presidente sul-africano, Jacob Zuma (foto).
A África do Sul planeja desenvolver 9.6 GW vindos de energia nuclear nos próximos anos. Além de assinar acordos intergovernamentais, como este com a China – o país também assinou acordos com França e Rússia nos últimos meses -, o país está promovendo a vinda de fornecedores de reatores bancados por seus países de origem para expor seu produto, antes da África do Sul decidir por qual comprar. Já foram enviadas delegações da Rússia, China, França, Coreia do Sul e dos EUA.
Deixe seu comentário