AFRY ENGENHARIA VAI GERENCIAR NO MATO GROSSO DO SUL UMA NOVA FÁBRICA DE CELULOSE BRANQUEADA PARA A ARAUCO
A Arauco investirá US$ 4,6 bilhões na construção de uma fábrica de celulose branqueada de eucalipto no Brasil. A empresa é uma referência mundial em celulose, produtos de madeira, reservas florestais e bioenergia. A celulose kraft branqueada de eucalipto é utilizada em diversos produtos, como papeis, cadernos, livros, filtros de café, embalagens e produtos de higiene, como papel higiênico e guardanapos. O novo empreendimento será a maior fábrica de celulose implantada em etapa única do mundo, com capacidade anual de produção de 3,5 milhões de toneladas de celulose, e previsão para entrar em operação no segundo semestre de 2027. A fábrica, que será localizada em Inocência, no Mato Grosso do Sul, contará com tecnologias avançadas e práticas sustentáveis que visam maximizar a eficiência energética, reduzir custos operacionais e minimizar o impacto ambiental. A AFRY – empresa europeia de serviços de engenharia, projetos e consultoria resultado da fusão entre a finlandesa Pöyry e a sueca ÅF – será a responsável pela engenharia detalhada, compras e gerenciamento de construção para o BOP (Balance of Plant). A atribuição do BOP inclui as interconexões entre as principais unidades de processo de produção e instalações auxiliares e unidades como o turbogerador, o pipe rack, captação de água e descarte de efluentes, a torre de resfriamento e a sala de controle central. O valor do contrato com a AFRY não foi divulgado.A AFRY está envolvida no projeto desde o início, tendo realizado os estudos conceituais e para o licenciamento ambiental e a engenharia básica, bem como a engenharia detalhada da infraestrutura do site e o seu gerenciamento.
Fábio Bellotti da Fonseca, presidente da AFRY para as Américas, manifestou sua satisfação: “Estamos orgulhosos por contribuir com este marco significativo para a Arauco, aprimorando a sua capacidade de produção e reforçando o seu compromisso com práticas sustentáveis e inovadoras. A América Latina é uma de nossas principais regiões de competência em papel e celulose, e este contrato fortalece ainda mais a nossa posição como uma empresa internacional de engenharia e projetos, com foco em soluções para todo o ciclo de vida de qualquer planta industrial”.
A Arauco é uma empresa global, de origem chilena, com presença em cinco continentes. Fundada em 1979, possui operações em mais de 75 países e 55 fábricas nos países Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal e África do Sul. Opera globalmente com mais de 18 mil trabalhadores. Sua capacidade de produção de celulose de mais de 5,2 milhões de toneladas por ano em suas unidades no Chile, Argentina e Uruguai, a Arauco também gera energia elétrica limpa em suas operações e se prepara para instalar sua primeira fábrica de celulose no Brasil, em Mato Grosso do Sul, com capacidade produtiva de 3,5 milhões de toneladas de celulose branqueada ao ano.
Deixe seu comentário