faixa - nao remover

AGÊNCIA ATÔMICA AINDA AVALIA DANOS OU SE HÁ VAZAMENTO DE RADIAÇÃO NAS INSTALAÇÕES NUCLEARES DO IRÃ EM FORDOW

grossiO Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o argentino Rafael Grossi, disse hoje (23) ao Conselho de Administração da AIEA, em Viena, que o ataque dos Estados Unidos contra as instalações nucleares do Irã provavelmente causaram “danos muito significativos, principalmente em Fordow.” A instalação esteja escondida sob uma montanha, a 400 metros de profundidade. Foram usadas 14 super bombas de penetração. Até o momento, não se tem informações sobre nenhum dos ataques israelenses às instalações nucleares causou um evento tão grande e perigoso de contaminação de materiais nucleares a civis iranianos.

Grossi disse que  “Crateras agora são visíveis no sítio de Fordow, o principal local do Irã para enriquecimento de urânio a 60%, indicando o uso de munições de penetração no solo. Isso é consistente com as declarações dos EUA. No momento, ninguém, incluindo a AIEA, está em condições deconselho avaliar completamente os danos subterrâneos em Fordow.” No entanto, ele acrescentou que “Dada a carga explosiva utilizada e a natureza extremamente sensível à vibração das centrífugas, espera-se que tenham ocorrido danos muito significativos.”

Em seguida, ele disse que em Estahan, outros edifícios foram atingidos, com os EUA confirmando o uso de mísseis de cruzeiro lançados de um submarino. Foram 24 Tomahawks. Os edifícios afetados incluem alguns relacionados ao processo de conversão de urânio. Também neste local, as entradas dos túneis usados para o armazenamento de material enriquecido parecem ter sido atingidas. Além disso, no local de enriquecimento de Natanz, ele afirmou que “a Usina de Enriquecimento de Combustível foi atingida, com os EUA confirmando que ela usou munições de penetração no solo”.

FRDO Irã informou à AIEA “que não houve aumento nos níveis de radiação fora do local em nenhum dos três locais. A situação nos outros locais permanece como descrevi em minhas atualizações anteriores, e a AIEA não tem conhecimento de nenhum outro ataque às instalações nucleares do Irã,” disse Grossi.  a AIEA continua “monitorando a situação e incentivando o órgão regulador iraniano a manter contato com o Centro de Incidentes e Emergências da AIEA. Nossos inspetores permanecem no Irã, prontos para realizar as tarefas necessárias, quando acordado com o Irã. Nesse sentido, e para garantir sua segurança, foram tomadas providências. Gostaria de agradecer às autoridades iranianas competentes por sua cooperação neste assunto, bem como ao ACNUR, ao UNDSS e ao Oficial Designado da ONU para Segurança, por seu apoio.”

Grossi pediu que Israel cessasse as hostilidades para evitar riscos contínuos de explosões nucleares e contaminação dentro do Irã, especialmente contra civis iranianos. As Forças de Defesa de Israel (IDF) estão monitorando de perto a possibilidade de o Irã transferir seu urânio enriquecido de locais danificados ou destruídos para outros locais. O Irã afirmou no passado ter transferido o urânio enriquecido   de Fordow para outros locais,   mas isso nunca foi confirmado. Parecia, em vez disso, uso de guerra psicológica.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of