AGÊNCIA ATÔMICA DIZ QUE A UCRÂNIA TERÁ QUE DERRUBAR UMA DAS TORRES DE RESFRIAMENTO DE ZAPORIZHZHIA ATINGIDA POR UM DRONE EXPLOSIVO
A Ucrânia terá que derrubar uma das torres de resfriamento da Central Nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa. O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Mariano Grossi, inspecionou a torre que foi afetada pelo incêndio no mês passado, depois de ataque de drones com explsovos, sem que se identificasse a origem: “não poderá ser usada no futuro, então provavelmente será demolida”, disse Grossi, em sua quinta visita à usina nuclear de seis unidades que está sob controle militar russo desde o início de março de 2022. Para ele, a situação de segurança continua “muito frágil”. O diretor acrescentou: “Estaremos analisando, avaliando o que vimos hoje, até que o conflito termine ou entre em uma fase em que não haja mais atividade militar ativa. A possibilidade de algo sério não pode ser excluída”.
A AIEA tem uma equipe de especialistas estacionada em Zaporizhzhia há dois anos, com 23 rotações de pessoal durante esse tempo. A presença deles tem a intenção de aumentar a segurança nuclear na usina, que está na linha de frente das forças russas e ucranianas. Ucrânia e Rússia culpam um ao outro por colocar a segurança nuclear em risco. Após o incêndio na torre de resfriamento, a Rússia acusou a Ucrânia de causá-lo com ataques de drones, enquanto a Ucrânia acusou a Rússia de causá-lo deliberadamente ou por negligência. Respondendo a perguntas de repórteres, Grossi foi questionado sobre a AIEA não atribuir culpa a nenhum dos lados e Grossi explicou que era importante para a agência se ater aos fatos e “não se deixar levar por discussões políticas”. Ele disse que eles poderiam fornecer os fatos e detalhes e os analistas poderiam tirar suas próprias conclusões.
Enquanto isso, o jornal russo Pravda, disse que o Presidente Vladimir Putin pediu aos países europeus que “ pense em ataques a usinas nucleares. O que aconteceria com a Europa se a Rússia respondesse aos ataques a usinas nucleares? Os ataques às usinas nucleares de Kursk e Zaporizhzhya são ataques terroristas muito perigosos, disse o presidente russo, Vladimir Putin, durante uma sessão plenária do Fórum Econômico Oriental (EEF). “Estes são ataques terroristas muito perigosos. Só podemos imaginar o que acontecerá se respondermos na mesma moeda, o que acontecerá com toda a parte desta Europa“, disse Putin. Empurrar unidades das Forças Armadas da Ucrânia (AFU) para fora da região de Kursk é um dever sagrado das Forças Armadas russas, disse Putin. Os combates na região russa estão em andamento desde 6 de agosto. Para lembrar, a central nuclear de Kursk está localizada na cidade de Kurchatov. Consiste em quatro unidades de potência com o tipo de reação RBMK-1000. A participação da usina nuclear na capacidade instalada de todas as usinas na Região da Terra Negra excede 50%. A central nuclear de Zaporizhzhya é a maior usina nuclear em capacidade da Europa e a terceira maior usina nuclear do mundo. Ele está localizado na região de Zaporizhzhya e consiste em seis unidades de energia VVER-1000. Após o início da operação militar na Ucrânia, a central nuclear de Zaporizhzhya ficou sob o controle da Rússia.
Deixe seu comentário