AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ANTECIPA RELATÓRIO POR CAUSA DA COP26 E DESTACA LENTIDÃO GLOBAL NAS MUDANÇAS PARA ENERGIA LIMPA

birolA Agência Internacional de Energia (AIE) em seu último World Energy Outlook (WEO), lançado na última semana, diz que a transição para um sistema de energia limpa está progredindo muito lentamente para que o mundo alcance emissões líquidas zero até 2050. No entanto, o relatório prevê como o mundo ainda pode se mover em direção a um caminho que teria uma boa chance de limitar o aquecimento global a 1,5° C, mas não vê nenhum papel importante para a energia nuclear. Em seu Prefácio ao relatório de 386 páginas, o Diretor Executivo da agência,  Fatih Birol, disse que o WEO estava sendo publicado mais cedo por causa da reunião da Conferência sobre Mudanças Climáticas COP26, daqui a alguns dias, em Glasgow, na Escócia:  “A edição deste ano do WEO foi concebida, excepcionalmente, como um guia para a COP26. Ele explica claramente o que está em jogo – o que as promessas de redução das emissões feitas pelos governos até agora significam para oAIA setor de energia e o clima. E deixa claro o que mais precisa ser feito para ir além dessas promessas anunciadas em direção a um caminho que teria uma boa chance de limitar o aquecimento global a 1,5 ° C e evitar os piores efeitos das mudanças climáticas”, afirmou.

Para Birol, alcançar a meta crítica de emissões líquidas zero até 2050 exigirá grandes esforços de toda a sociedade, mas também oferece grandes vantagens em termos de saúde humana e desenvolvimento econômico. Ele disse que o que fica claro neste novo WEO são as oportunidades que surgem com as transições de energia limpa  para fabricantes de turbinas eólicas, baterias, nucleareletrolisadores e uma série de outras tecnologias. O relatório mostra que uma nova economia global de energia está surgindo, com potencial para criar milhões de empregos em uma série de novas cadeias de abastecimento.

O relatório considera três cenários. O Cenário de Emissões Líquidas Zero até 2050 (NZE) define o que precisa ser feito para ir além das promessas anunciadas para alcançar emissões líquidas zero globalmente até 2050. O Cenário de Políticas Declaradas (STEPS) representa um caminho baseado nas medidas governamentais de energia e clima implementadas até o momento e iniciativas de políticas específicas em desenvolvimento. O Cenário de Promessas Anunciadas (APS) traça um caminho no qual as promessas de emissões líquidas zero anunciadas pelos governos até agora são implementadas a tempo e na íntegra.

 “As diferenças entre os resultados no cenário de promessas anunciadas e o cenário de emissões zero líquidas até 2050 são gritantes, destacandoeolica a necessidade de compromissos mais ambiciosos se o mundo quiser atingir zero líquido em meados do século”, conclui a AIE. No total, a energia nuclear é mencionada apenas 104 vezes ao longo do relatório, principalmente de passagem ou em tabelas. Claramente, não é um fator-chave nas considerações da agência, que se concentra principalmente nas energias renováveis. O Capítulo 5 – “Explorando múltiplos futuros” examina os combustíveis líquidos (petróleo), combustíveis gasosos (gás natural, hidrogênio de baixo carbono e biogás) e combustíveis sólidos (carvão e bioenergia sólida). O nuclear não é considerado de forma alguma.

O relatório aponta que “as perspectivas para a energia nuclear dependem de decisões ainda a serem tomadas sobre os reatores existentes e as novas construções. Durante a próxima década, a expansão da energia nuclear é amplamente determinada pelos quase 60 GW de capacidade em construção em 19 países no início de 2021. China, Rússia e Coreia construíram com sucesso muitos projetos recentes em cinco a sete anos, tanto em doméstica e no exterior, portanto, é possível que alguns reatores adicionais que comecem a ser construídos antes de 2025 possam ser concluídos até 2030. Depois de 2030, há mais de 100 GW de projetos planejados que ainda não foram iniciados e várias vezes foram propostos individualmente ou por meio de metas políticas. Há mais incerteza sobre o ritmo de aposentadoria dos reatores existentes, com muitos reatores antigos no Estados Unidos, Europa e Japão precisam de investimento adicional para estender sua vida útil operacional.

eolica no marA agência afirma ainda que as tecnologias inovadoras de energia nuclear – como pequenos reatores modulares – podem oferecer construção e tempos de aprovação mais curtos para a nova capacidade, bem como expandir as oportunidades para a energia nuclear além da eletricidade, por exemplo, para a produção de calor e hidrogênio. No entanto, diz que “os esforços de inovação precisam ser acelerados para melhorar suas perspectivas”.

A agência deixa claro que “as energias renováveis devem se tornar a base dos sistemas elétricos em todo o mundo”. Ao longo da próxima década, promessas anunciadas impulsionarão uma expansão das energias renováveis que é rápida o suficiente para acompanhar o crescimento da demanda de eletricidade e reduzir a necessidade de combustíveis fósseis na eletricidade. A participação das renováveis aumenta de quase 30% da geração global de eletricidade em 2020 para cerca de 45% em 2030. A energia solar fotovoltaica e a eólica lideram o caminho, graças aos baixos custos, ampla disponibilidade e apoio político em mais de 130 países: sua capacidade mais do que triplica na próxima década, o que é quase suficiente para atender todo o crescimento da demanda de eletricidade até 2030, e sua parcela da geração sobe de menos de 10% em 2020 para quase 30% em 2030.

Outras tecnologias comerciais – energia hidrelétrica, bioenergia e geotérmica – também contribuem para a expansão das energias renováveis, enquanto tecnologias desolar estágio anterior, como a concentração de energia solar e marinha, ganham espaço. Outras fontes de baixas emissões aumentam sua produção em mais de 800 TWh na próxima década no APS, complementando o crescimento das energias renováveis.

O relatório observa que a capacidade de energia nuclear em operação se expande em mais de 10% até 2030,  com 25 países construindo novos reatores. Isso mais do que compensa a aposentadoria de reatores antigos, principalmente nas economias avançadas. Após 2030, tecnologias de energia nuclear avançadas, como pequenos reatores modulares, expandem as oportunidades para a energia nuclear para produzir linhas transmissaoeletricidade, calor e hidrogênio com baixas emissões.

A AIE conclui que os formuladores de políticas tomem medidas para: aumentar o fornecimento de eletricidade com baixas emissões de energia eólica e solar; acelerar a implantação de fontes despacháveis de eletricidade de baixa emissão, como energia hidrelétrica e nuclear; interromper o investimento em novas usinas elétricas alimentadas a carvão sem redução, enquanto reforma, reaproveita ou desativa as usinas de combustível fóssil existentes; e aumentar a flexibilidade dos sistemas elétricos para acomodar grandes quantidades de energias renováveis variáveis.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of