faixa - nao remover

AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA E A ABDAN ORGANIZARÃO EVENTO SOBRE PEQUENOS REATORES MODULARES

1569072674701A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realizará a Conferência Internacional sobre Reatores Modulares Pequenos e suas Aplicações, de 21 a 25 de outubro, com o objetivo de reunir especialistas e partes interessadas para discutir o papel dos SMRs no contexto da mudança climática e da transição para uma matriz energética mais limpa. Com base em suas próprias projeções, que apontam um aumento significativo no consumo de eletricidade até 2050, a AIEA diz que “é urgente encontrar soluções que ajudem a reduzir as emissões de carbono e garantam um fornecimento confiável de energia. Atualmente, mais de 60% da geração global de eletricidade é proveniente de combustíveis fósseis, os maiores responsáveis pelas mudanças climáticas.” A ABDAN, presidida por Celso Cunha (foto), em parceria com a AIEA, tem um papel ativo na coordenação dos trabalhos, contando com a participação do vice-presidente do conselho curador no evento. A expectativa é que a conferência resulte em avanços significativos no campo dos SMRs, ajudando a acelerar a adoção de energia nuclear de baixo carbono em todo o mundo e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Nesse cenário, a energia nuclear surge como uma alternativa de baixo carbono e confiável para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico dos países, ao mesmoreator smr 1 tempo em que protege o meio ambiente. A energia nuclear é a segunda maior fonte de eletricidade de baixo carbono, representando cerca de 25% da eletricidade limpa mundial, ficando atrás apenas da energia hidrelétrica. Atualmente, existem mais de 400 reatores nucleares em operação em 31 países, e outros 30 demonstram interesse em adotar a energia nuclear em seus mix energéticos. No entanto, para acelerar o desenvolvimento e a implantação segura de SMRs, é necessário debater as oportunidades, os desafios e as condições favoráveis para sua utilização. Por isso, a Conferência Internacional sobre Reatores Modulares Pequenos e suas Aplicações pretende reunir especialistas de diversos países para compartilhar SMRSconhecimentos, fazer um balanço do progresso alcançado até o momento e discutir políticas e estratégias que possam impulsionar ainda mais o uso dessas tecnologias.

Durante o evento, serão abordados temas como as inovações tecnológicas na área nuclear, a segurança dos reatores modulares pequenos, as melhores práticas de implantação e os benefícios socioeconômicos que essas soluções podem trazer para os países interessados. A conferência será uma oportunidade única para promover o diálogo entre os principais atores do setor e fomentar a cooperação internacional em busca de uma transição mais rápida para uma energia limpa. Para mais informações sobre a Conferência Internacional sobre Reatores Modulares Pequenos e suas Aplicações, acesse o site oficial do evento: Link

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of