Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA INAUGURA UM NOVO CENTRO DE LABORATÓRIOS NA ÁUSTRIA

A Agência Internacional de Energia Atômica inaugurou o novo Centro de Aplicações Nucleares Curie-Meitner,  em seu laboratório em Seibersdorf, perto de Viena, Áustria, marcando a conclusão do projeto de modernização do laboratório Renual2. A instalação da AIEA foi inaugurada em 1962 e  abriga oito laboratórios de aplicações nucleares que trabalham em alimentos e agricultura, saúde humana, monitoramento e avaliação ambiental, bem como dois laboratórios analíticos de salvaguardas para verificação nuclear. A AIEA e seus estados-membros lançaram uma iniciativa em 2014,  conhecida como Renovação dos Laboratórios de Aplicações Nucleares (Renual), para modernizar os laboratórios e manter suas capacidades de responder efetivamente a essas demandas nos próximos anos.

Reconhecendo a importância de todos os laboratórios para ajudar os Estados-membros a enfrentar uma série de desafios de desenvolvimento existentes e emergentes, em setembro de 2020, o Diretor-Geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, anunciou sua intenção de concluir a modernização dos laboratórios de Seibersdorf. A fase final da iniciativa de modernização, denominada Renual2, consistia na construção de um novo prédio para abrigar os três laboratórios que ainda não haviam sido modernizados na fase anterior da Renual. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo prédio foi realizada em outubro de 2022.

Além do novo Centro Curie-Meitner, a Renual2 também traz novas estufas de última geração, essenciais para o desenvolvimento de uma agricultura climaticamente inteligente e melhor gestão de recursos hídricos, além de um espaço totalmente reformado para o laboratório de dosimetria, para dar suporte ao controle do câncer e garantir que os pacientes recebam doses seguras de radiação. “Esta conquista é mais do que uma renovação; é o resultado de visão, comprometimento e parceria“, disse Grossi. “O novo Centro Curie-Meitner permite que nossos cientistas e parceiros de todo o mundo trabalhem juntos, inovem e forneçam soluções tangíveis que melhorem a saúde, a segurança alimentar e a proteção ambiental.”

A conclusão do Renual2 foi possível graças ao apoio dos Estados-Membros e parceiros da AIEA. Um total de 52 Estados-Membros contribuíram com recursos extras, além de apoio em espécie e institucional de governos e organizações. A inauguração do Centro Curie-Meitner ocorre após a inauguração do novo Centro de Visitantes da AIEA, também em Seibersdorf,  um espaço pioneiro onde os visitantes podem vivenciar a missão da agência e descobrir como a ciência e a tecnologia nuclear estão lidando com os desafios globais.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários