AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA CRIA COMISSÃO PARA SABER DOS PROGRESSOS NA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA MUNDIAL
A Agência Internacional de Energia estabeleceu uma comissão global independente para examinar como o progresso na eficiência energética pode ser acelerado por meio de novas e mais fortes ações políticas. O foco do novo painel será sobre as principais ações políticas e produzirá uma lista concisa de recomendações claras e acionáveis no próximo ano. O Primeiro Ministro da Irlanda, Leo Varadkar (foto à direita), será o presidente honorário da comissão, e Richard Bruton, Ministro das Comunicações, Ação Climática e Meio Ambiente da Irlanda, presidirá o trabalho da comissão. Ministros, altos executivos de negócios e líderes de todo o mundo compõem o painel de alto nível, incluindo ministros atuais e antigos de energia e meio ambiente da Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Japão, Luxemburgo, Marrocos, Nova Zelândia e Espanha.
Amani Abou-Zeid, da Comissário da União Africana para Energia e Infraestrutura, e Wan Gang, o anterior Ministro Chinês da Ciência e Tecnologia, conhecido como o “pai dos veículos elétricos” na China, também concordaram em participar. O Diretor Executivo da AIE, Faith Birol (foto principal), disse que “É imperativo retomar o progresso da eficiência energética global. Estou muito feliz que o primeiro-ministro Varadkar e outras figuras eminentes de todo o mundo tenham concordado em dedicar sua energia e ideias a este projeto vital”.
Na semana passada, a AIE organizou uma discussão entre os principais membros do setor de energia global sobre tecnologias que podem ajudar a criar um futuro de energia limpa, incluindo hidrogênio e energia nuclear. Entre os palestrantes estavam Dan Brouillette, vice-secretário de Energia dos EUA; Jean-Bernard Lévy, presidente e diretor executivo da EDF; Hiroshi Oe, embaixador do Japão na OCDE e presidente do Conselho Diretor do AIE; e Dominique Ristori, diretor-geral de energia da Comissão Europeia. Elesw concluíram que os países precisarão de todas as ferramentas à sua disposição para cumprir seus compromissos de combater as emissões e a poluição do ar, mantendo a segurança energética. “Não existe uma tecnologia milagrosa que solucione os assustadores desafios ambientais que o mundo enfrenta“, disse Fatih Birol. “Precisamos de inovação contínua em várias tecnologias, incluindo energias renováveis, eficiência energética, baterias, captura de carbono e muito mais. A AIE vê o hidrogênio e a energia nuclear como partes importantes das transições de energia limpa em muitos países, mas eles precisam da ajuda dos governos para superar obstáculos significativos “.
Deixe seu comentário