AIE DIZ QUE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO BRASIL VAI CRESCER 800 MIL BARRIS/DIA ATÉ 2017
Alheia aos problemas que a Petrobrás está enfrentando para ter dinheiro para manter seu plano de negócios, a Agência Internacional de Energia (AIE) cravou em seu relatório que a produção brasileira de petróleo deve crescer 800 mil barris por dia até 2017. A projeção foi anunciada em Paris no Relatório de Mercado de Médio Prazo 2012. O avanço do Brasil será o terceiro mais expressivo entre os países de fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), segundo a previsão.
Fora da Opep, o aumento da extração no Brasil está atrás do Canadá (produção adicional de 1,1 milhão de barris/dia) e dos Estados Unidos (3,3 milhões de barris/dia até 2017). A agência diz que essa recuperação dos EUA e do Canadá e o avanço brasileiro compõem um cenário de mudança no jogo de forças na oferta de petróleo.Para os próximos cinco anos, haverá importante reequilíbrio no aumento de produção dos países de fora da Opep. Segundo o diretor de mercados energéticos da AIE, Keisuke Sadamori ( foto)relatório, o Brasil vai adicionar 0,8 milhão de barris por dia, em sua maioria provenientes de águas profundas. Em agosto, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Brasil produziu 2,006 milhões de barris por dia. Pelas projeções da AIE, a extração diária deve crescer cerca de 40% em cinco anos. Entre os tradicionais fornecedores de petróleo, a agência prevê que o Iraque deve liderar o aumento da extração com cerca de 2 milhões de novos barris por dia até 2017. Líbia e Emirados Árabes vão contribuir com cerca de 1,3 milhão de barris e 900 mil barris/dia, respectivamente. ua maioria provenientes de águas profundas. Em agosto, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Brasil produziu 2,006 milhões de barris por dia.
Pelas projeções da AIE, a extração diária deve crescer cerca de 40% em cinco anos. Entre os tradicionais fornecedores de petróleo, a agência prevê que o Iraque deve liderar o aumento da extração com cerca de 2 milhões de novos barris por dia até 2017. Líbia e Emirados Árabes vão contribuir com cerca de 1,3 milhão de barris e 900 mil barris/dia, respectivamente.
Deixe seu comentário