AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA PREVÊ OFERTA E DEMANDA DE PETRÓLEO NO MESMO PATAMAR APÓS 2020
Um novo cenário de oferta e demanda de petróleo pode despontar daqui a poucos anos, de acordo com uma nova previsão feita pela Agência Internacional de Energia. O órgão fez uma estimativa de que a oferta do insumo terá dificuldades em acompanhar a demanda depois do ano de 2020.
O novo relatório da entidade afirma que o suprimento de petróleo está crescendo nos Estados Unidos, Canadá, Brasil e outros países. Sendo que esse aumento se tornará mais lento até 2020 se a diminuição de investimentos ocorrida em 2015 e 2016 persistir.
Em contrapartida, a demanda por petróleo vai subir nos próximos cinco anos, segundo a agência, chegando a cerca de 104 milhões de barris por dia em 2022. Os países em desenvolvimento e asiáticos serão os grandes responsáveis por esse crescimento na procura pelo produto.
A pesquisa também indica que o mundo presenciará mudanças nos fluxos internacionais de comércio de petróleo. A Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) se esforça para aumentar sua capacidade de refino para atender a demanda local e também para aumentar as exportações de produtos refinados. Por isso, as exportações de petróleo bruto do Brasil e do Canadá deverão ser maiores do que as do Oriente Médio.
Deixe seu comentário