AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA PREVÊ QUE DEMANDA GLOBAL POR ÓLEO DEVE ATINGIR RECORDE EM 2023
A demanda global de petróleo deve aumentar em 1,9 milhão de barris por dia este ano, para um recorde de 101,7 milhões de barris por dia. O dado consta no último relatório do mercado de petróleo da Agência Internacional de Energia (AIE), que destacou que quase metade do ganho virá da China após o levantamento de suas restrições à Covid e que o combustível de aviação continuará sendo a maior fonte de crescimento, contribuindo com até 840 mil barris por dia.
“Este ano pode ver a demanda de petróleo aumentar em 1,9 milhão de barris por dia, atingindo 101,7 milhões de barris por dia, a maior de todos os tempos, apertando os equilíbrios à medida que a oferta russa diminui sob o impacto total das sanções”, observou a AIE no relatório. “A China impulsionará quase metade desse crescimento da demanda global, mesmo que a forma e a velocidade de sua reabertura permaneçam incertas”, acrescentou a IEA.
No relatório, a AIE afirmou que o crescimento da oferta mundial de petróleo deve desacelerar para 1 milhão de barris por dia, após o crescimento liderado pela OPEP+ no ano passado de 4,7 milhões de barris por dia. “Um aumento geral não-OPEP+ de 1,9 milhão de barris por dia será moderado por uma queda da OPEP+ de 870.000 barris por dia, devido aos declínios esperados na Rússia”, disse o relatório da AIE. “Os EUA se classificam como a principal fonte mundial de crescimento da oferta e, junto com Canadá, Brasil e Guiana, atingem um recorde de produção anual pelo segundo ano consecutivo”, acrescentou a agência.
Deixe seu comentário