AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA REVISA PROJEÇÕES DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E EXCEDENTE DE PRODUÇÃO DEVE AUMENTAR
As perspectivas de curto prazo não são nem um pouco animadoras para quem apostava em um aumento do valor do barril de petróleo. É que a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) aponta para um aumento de produção por parte de Irã e Iraque, mesmo com a queda de demanda pelo insumo.
No último mês, o mesmo organismo havia estimado uma oferta de 1,5 milhão de barris superior à demanda, ao longo do primeiro semestre deste ano, mas os números foram revistos e, agora, acredita-se em uma média de 1,75 milhão de barris diários. A agência já havia cortado suas projeções para a demanda global de petróleo em 2015 e 2016 em 100 mil barris por dia.
O mês de dezembro foi atípico, com os estoques de petróleo dos países desenvolvidos aumentando em 7,6 milhões de barris, chegando a 3 bilhões de barris no total. Historicamente, dezembro é um mês que registra reduções neste número.
Os aumentos de produção no Irã e Iraque já começaram a ser registrados em janeiro. O primeiro expandiu sua produção em 80 mil barris diários, para 2,99 milhões de barris. O Iraque, por sua vez, ampliou em 50 mil barris diários, para 4,35 milhões de barris, e pode elevar ainda mais. A Arábia Saudita também está realizando um movimento semelhante e subiu sua produção em 70 mil barris diários, para 10,21 milhões.
Deixe seu comentário