faixa - nao remover

AGÊNCIAS DE SEGURANÇA DO CANADÁ FAZ EXERCÍCIO DE SEGURANÇA PARA LICENCIAR DE COMPLEXO NUCLEAR EM TORONTO

sssA Ontario Power Generation (OPG) e mais de 30 organizações parceiras completaram um exercício de preparação para emergências de grande escala de dois dias na central nuclear de Pickering. O exercício faz parte da liderança da licença de operação  da planta em 2018. A preparação para emergências é um requisito regulamentar, e os operadores das usinas nucleares canadenses devem realizar exercícios várias vezes ao ano. As usinas de energia nuclear são obrigadas a realizar grandes exercícios de emergência integrados a cada três anos. Os resultados fazem parte do programa de conformidade da Comissão Canadense de Segurança Nuclear (CCN) e são considerados durante as audiências de renovação de licenças.

Além de avaliar os planos de emergência, os objetivos incluíram testar a integração entre as organizações, o processo de consulta durante a tomada de decisões e a coordenação e entrega efetiva de mensagens ao público e aos meios de comunicação. A Região de Durham, em Toronto, a cidade de Pickering e várias outras agências governamentais municipais e federais, bem como a OPG e a CCNN participaram.

A CNSC usou o exercício para testar seu Plano de Resposta de Emergência Nuclear atualizado e Centro de Operações de Emergência recentemente renovado, com especialistas em segurança de reator, ações de proteção, operações regulatórias, comunicações, relações governamentais  e logística testando sua prontidão em caso de emergência nuclear. Uma equipe separada da CNSC foi responsável por observar o exercício e fornecer feedback para a OPG.

“Se há uma coisa que aprendemos com o acidente nuclear de Fukushima Daiichi, é para se preparar para o inesperado”, disse o vice-presidente e diretor de ciência da Cisne, Peter Elder, antes do exercício. “Os exercícios de emergência são uma maneira muito eficaz de se preparar”, disse. Além de testar e validar a preparação para emergências em locais nucleares, eles também verificam se os diferentes níveis de governo compreendem seus papéis durante uma emergência nuclear.

Após a conclusão do exercício, o presidente e CEO da OPG Nuclear, Glenn Jager, disse: “A segurança é um valor central na OPG. Esse exercício demonstra claramente que, no caso improvável de um incidente nuclear, temos um plano no local que proteja a saúde e segurança do público e do meio ambiente”.

A OPG planeja continuar a operar a planta de seis unidades da Pickering para garantir uma fonte confiável de eletricidade com baixa emissão de carbono, enquanto quatro unidades na planta de Darlington sofrem uma remodelação de US$ 12 bilhões. Todos os seis reatores de Pickering operariam até 2022, após o que dois seriam desligados com quatro operando  até 2024. A licença de operação da Pickering expira no próximo ano e a OPG em agosto apresentou um pedido à CCSN para renová-lo. As audiências públicas sobre o aplicativo estão agendadas para abril e junho.

 

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of