AGGREKO PARTICIPA DE PROJETO DE GERAÇÃO DE ENERGIA DE BIOGÁS NA CIDADE DE NOVA IGUAÇU, NO RIO

Nova Iguaçu Aterro sanitárioA busca por ampliar a utilização de energia renovável e construir uma matriz energética menos poluente é um objetivo de todas as grandes economias do mundo. Esse mercado cresce, dia a dia, e várias companhias passam a atuar no fornecimento de energia elétrica produzida a partir de biogás proveniente de aterros sanitários. Ao disponibilizar para locação geradores com nova tecnologia, a Aggreko quer  tornar-se parceira dessas empresas. A empresa desenvolve equipamentos versáteis podem ser utilizados com qualidade e eficiência nessas aplicações inovadoras.

Mauro Regra, gerente Brasil da área de Rental da Aggreko, disse: “Nossas equipes estão capacitadas e certificadas para atuar com máquinas de última geração, oferecendo qualidade, eficácia e eficiência nos serviços prestados e elevando a disponibilidade das usinas no fornecimento proveniente de qualquer tipo de energia.” Recentemente, a companhia fechou pela primeira vez no Brasil um contrato de locação de equipamentos para a geração de energia a partir de biogás proveniente de dois aterros sanitários – um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro.

A solução desenvolvida pela Aggreko é do tipo  turnkey e inclui o fornecimento de oito geradores. Quatro em cada unidade, totalizando 10 MW de energia, transformadores e auxiliares e o sistema de tratamento e limpeza do biogás. Equipe trabalha de forma contínua em esquema de turnos para atender a qualquer necessidade. “A solução é modular e pode ser integrada a qualquer momento em que ocorra aumento de demanda dos consumidores ou aumento de produção de combustível (biogás)”, diz Mauro Regra.

Entre os vários benefícios para o cliente de optar pela locação de equipamentos, está tornar desnecessário o investimento de alguns milhões na aquisição de cada gerador e agilizar o início das atividades. Neste projeto, a entrada em operação ocorreu em cerca de 4 meses. Caso o cliente optasse pela aquisição de máquinas novas, o prazo de entrega previsto seria de 8 a 10 meses, o que atrasaria o início da geração de energia e causaria a redução de ganhos financeiros.

A Aggreko é a responsável pela operação e manutenção de toda a usina e de seus equipamentos, o que proporciona economia de custos com formação de mão de obra qualificada para lidar com as especificidades das máquinas e processos. “Finalmente, como a energia é comercializada no âmbito da geração distribuída, o cliente final – empresa que atua no setor de telecomunicações – tem o benefício de ter a redução em sua conta de energia, podendo obter energia mais barata que a fornecida pela concessionária. Em última análise, a sociedade como um todo ganha pelo crescimento e uso de energia renovável“, acrescentou Regra.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of