faixa - nao remover

AIEA PLANEJA INSTALAR DEPÓSITO DE URÂNIO NO CAZAQUISTÃO

yukiya amanoA Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) vem tecendo acordos com o governo do Cazaquistão para o estabelecimento de um reservatório de urânio fracamente enriquecido (LEU) no país. O “banco” de combustível deverá funcionar como último recurso para os países membros da Agência, em casos em que não haja outros meios disponíveis para a geração de energia.

A AIEA desenvolve o projeto desde 2010, ano em que o Cazaquistão se voluntariou para sediá-lo por meio de acordo assinado por seu ministro de energia. O plano depende ainda da aprovação do governo russo, que deve conceder autorização para que o urânio destinado à reserva possa passar por seu território.

O diretor-geral da Agência, Yukiya Amano (foto), afirmou em conselho da instituição que a conclusão dos dois acordos constitui um “marco significante” para o projeto, permitindo que a implementação da reserva energética seja iniciada. O objetivo do plano é acumular uma quantidade de urânio suficiente para duas ou três reposições de combustível para um reator de 1000 MWe.

No conselho, Amano analisou também um relatório sobre o acidente nuclear de Fukushima, descrevendo-o como uma “avaliação competente, factual e balanceada sobre o que ocorreu em Fukushima Daiichi”. O documento é resultado de um amplo estudo de mais de 180 especialistas internacionais, e deve ser publicado abertamente em setembro deste ano, durante a Conferência Geral da AIEA.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of