AIR FRANCE AUMENTA INVESTIMENTO E TERÁ 60% DOS EQUIPAMENTOS E VEÍCULOS ELÉTRICOS PARA USO NA PISTA ESTE ANO
Os voos cada vez mais sustentáveis. A empresa aérea Air France está fazendo testes com novos equipamentos, seguindo o seu comprometimento em usar cada vez mais equipamentos e veículos elétricos para uso em pista. A empresa anunciou que na semana passada testou o manuseio de rampa (handling) de um voo entre Paris e Delhi usando motores totalmente elétricos produzidos pela startup francesa CARWATT e TLD, líder mundial em construção de equipamentos de rampa. Alguns desses equipamentos e veículos são certificados pela Solar Impulse Foundation, da qual a própria Air France é parceira por seu valor ecológico e econômico.
O voo Paris-Delhi foi operado por um Airbus A350, uma aeronave de última geração que consome 25% menos combustível do que a aeronave equivalente da geração anterior, graças à incorporação de materiais mais leves, compósitos e titânio. O ruído produzido pelo modelo também é reduzido em 40%. O mesmo tipo de aeronave voa atualmente cinco vezes por semana entre Paris e São Paulo. Foram usados os seguintes equipamentos:
• Para o suprimento de ar da aeronave: ar condicionado modelo Lebrun TLD;
• Para a transferência de bagagem do terminal para a aeronave: trator elétrico Charlatte;
• Para carregamento de bagagem: esteira de bagagem elétrica CARWATT;
• Para carregamento de carga, um carregador elétrico TLD para cargas pesadas;
• O push-back foi feito por um trator elétrico da TLD sem barra de reboque.
Em seu comunicado, a empresa diz que “apoiar a inovação e mobilizar seu ecossistema para desenvolver soluções econômicas e ecologicamente viáveis são umas das prioridades principais da política de desenvolvimento sustentável da Air France. A companhia, portanto, apoia o desenvolvimento de aeronaves, veículos e equipamentos inovadores que ofereçam alternativas ao uso de combustíveis fósseis”.
A parceria entre a Air France e a CARWATT, lançada em 2017, combina eletrificação e economia circular, com a transformação de antigas esteiras de bagagem em elétricas com baterias de íons de lítio de segunda vida. A TLD, fornecedora e parceira de longa data da Air France, está usando o hub da Air France em Paris-Charles de Gaulle como campo de testes para o desenvolvimento de seus equipamentos. Os engenheiros da Air France e da TLD em breve testarão a abordagem de aeronave autoguiada em condições reais para os novos carregadores elétricos usados para carregar cargas a bordo de aeronaves.
No final do ano, cerca de 60% dos equipamentos e veículos de pista utilizados pela Air France nos aeroportos onde a companhia opera seu próprio equipamento (Paris-Charles de Gaulle, Paris-Orly e escalas da companhia na França continental) será elétrica. Essa taxa subirá para 90% em 2025, possibilitando a economia de 10.000 toneladas de emissão de CO2 por ano. Até 2030, a Air France pretende tornar suas operações terrestres neutras em carbono.
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