AKER SOLUTIONS FECHA ACORDO PARA DESCOMISSIONAR PLATAFORMAS NA NORUEGA
A Aker Solutions assinou uma carta de intenções com a Heerema Marine Contractors para realizar o descomissionamento de plataformas dos campos de Heimdal e Veslefrikk, no offshore da Noruega. O escopo do contrato incluirá a recepção, desmontagem e reciclagem de três instalações dessas áreas, que totalizam cerca de 68.000 toneladas.
O objetivo, segundo a empresa, é reciclar por volta de 98% de todos os materiais. “O descomissionamento é um mercado em crescimento e, em tonelagem, este será nosso maior projeto de descomissionamento desde que reciclamos as plataformas de petróleo e gás Frigg, há cerca de 15 anos”, comentou o vice-presidente executivo e chefe de negócios de instalações e topside da Aker Solutions, Sturla Magnus.
Heimdal é um campo de gás e condensado operado por Equinor desde 1985, na parte norte do Mar do Norte. O plano é descomissionar o campo, incluindo a remoção, desmontagem e reciclagem dos topsides e a jaqueta da plataforma principal. Já Veslefrikk é um campo de petróleo, também da Equinor, que produz desde 1989. Nesse caso, o escopo da Aker Solutions é desmontar e reciclar a plataforma de cabeça de poço Veslefrikk A.
A Heerema será a contratada principal para o descomissionamento offshore, enquanto a Aker Solutions ficará à frente do trabalho de reciclagem quando as instalações chegarem à costa. As plataformas serão recicladas nas instalações de descomissionamento da Aker em Eldøyane, em Stord, na Noruega. A fase inicial de engenharia terá início no próximo ano. Já as estruturas devem chegas às plantas da Aker entre 2024 e 2026, com conclusão do projeto em 2027.
Deixe seu comentário