ALCOA SUSPENDERÁ PRODUÇÃO DE ALUMÍNIO PRIMÁRIO NO BRASIL
A decisão recentemente tomada pela Alcoa de avaliar possíveis reduções, fechamentos ou vendas em sua capacidade de produtos primários já fez sua primeira vítima. A empresa anunciou que suspenderá a produção remanescente de 74 mil toneladas métricas de alumínio da Alumar, em São Luís (MA). Com isso, a empresa encerra suas atividades de produção de alumínio primário no país.
O presidente Global do Grupo de Produtos Primários da Alcoa, Bob Wilt, afirmou que esta decisão foi difícil, mas necessária, e foi tomada para criar um negócio competitivo em nível global. A planta de alumina, no entanto, não será afetada e continuará operando normalmente.
Em 2014, a empresa já havia reduzido 85 mil toneladas métricas nas operações de São Luiz em maio e outras 12 mil toneladas métricas em outubro. As seguintes reduções afetam diretamente a vida de funcionários e comunidade local, mas o presidente da Alcoa América Latina, José A. Drummond, afirmou que a empresa está empenhada em minimizar seus impactos.
A empresa havia anunciado no início deste mês que iria avaliar 500 mil toneladas métricas de capacidade de produção de alumínio e 2,8 milhões de toneladas métricas de alumina, com vistas a possíveis reduções, fechamentos ou vendas. Esta última suspensão fará com que a Alcoa deixei de produzir aproximadamente 740 mil toneladas métricas anuais, o equivalente a 21% de sua capacidade de produção de metal.
Deixe seu comentário