ALCOOLDUTO QUE LIGA RIBEIRÃO PRETO A UBERABA DEVERÁ OPERAR COMERCIALMENTE EM NOVEMBRO
Em fase de pré-operação, o alcoolduto entre Ribeirão Preto (SP) e Uberaba (MG) funciona com vazão de 320 metros cúbicos por hora, menos da metade da sua capacidade máxima, de 750 metros cúbicos por hora. Com início das obras em outubro do ano passado, os 145 quilômetros do sistema de transporte de etanol ainda vão passar por período de testes. A previsão é que a estrutura comece a funcionar comercialmente em novembro.
O trecho novo atravessa 11 municípios entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais. De acordo com a Logum Logística, empresa responsável pela obra, os quatro tanques com capacidade de 6.000 metros cúbicos cada um estão sendo testados. O duto terá capacidade para transportar dois milhões de litros de etanol por ano.
Posteriormente, o canal será conectado com Itumbiara, cujo projeto está em fase de elaboração, assim como em outros trechos. A expectativa é que o duto chegue aos municípios de Quirinópolis e Jataí, em Goiás. No fim, a estrutura ligará Paulínia ao Centro-Oeste.
A Petrobrás é acionista da Logum Logística, juntamente com Camargo Corrêa Construções e Participações, Copersucar, Raízen Energia, Odebrecht Transport Participações, Uniduto Logística e outros grupos com menor participação.
Deixe seu comentário