ALDEMIR BENDINE VIRA RÉU NA OPERAÇÃO LAVA-JATO
Aldermir Bendine vai sentar no banco dos réus da Lava Jato. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (24) pelo juiz Sérgio Moro, que aceitou a denúncia contra o ex-presidente da Petrobrás feita pela Força-Tarefa da Lava-Jato no Ministério Público Federal no Paraná. Bendine é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e embaraço à investigação.
Ele foi o primeiro ex-presidente da estatal a ser denunciado na operação e, consequentemente, o primeiro também a virar réu. O ex-executivo da petroleira é suspeito de pedir R$ 3 milhões em propina para executivos da Odebrecht, a fim de proteger a empreiteira em contratos da Petrobrás. E, ironia do destino, ele assumiu a estatal para “botar ordem na casa”, nas palavras da então presidente Dilma Rousseff, à época.
André Gustavo da Silva Júnior e Antônio Carlos Vieira da Silva Júnior, também viraram réus. Eles foram presos junto com Bendine no final de julho, durante a 42ª fase da Lava Jato, batizada de Operação Cobra. O executivo Marcelo Odebrecht, Fernando Reis, Álvaro José Galliez Novis também entraram na lista de réus no âmbito desta denúncia.
Será que vai ser efeito dominó? Esse é o primeiro ex-presidente. Quanto tempo vai demorar até surgir mais um?