ALEMANHA DOA PARA ARGENTINA EQUIPAMENTO DE DISPERSÃO DE NEUTRONS DE 33 METROS QUE FOI TRANSPORTADO EM 8 CAMINHÕES
O instrumento de dispersão de nêutrons de pequeno ângulo (SANS), um equipamento de 33 metros de comprimento, doado para a Argentina pelo instituto alemão Helmholtz Zentrum Berlin, após o fechamento do reator BER-II em 2019, foi entregue em Buenos Aires em oito caminhões e agora será remontado. O plano é que ele entre em operação quando o RA 10, reator de pesquisa multiuso, começar a operar. O instrumento é utilizado para analisar estruturas entre 0,5 e 400 nanômetros (um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro) permitindo estudos de ciência de materiais, polímeros, matéria mole, eletroquímica, sistemas magnéticos e amostras biológicas, entre outros, em nanoescala.
Karina Pierpauli, diretora executiva do Laboratório Argentino de Feixes de Nêutrons, classificou a chegada como um “marco” e resultado da “cooperação científico-tecnológica entre Argentina e Alemanha” nos últimos anos. Segundo a Comissão Nacional de Energia Atômica (CNEA) da Argentina, o instrumento possui um sistema de colimação e detecção que pode fornecer diversas configurações experimentais e o tubo de detecção, que opera em alto vácuo, tem 16 metros de comprimento e 1,5 metros de diâmetro. A CNEA disse que a Argentina foi selecionada entre vários países que se candidataram para hospedar o instrumento no final de seu ciclo de vida no BER-II, e lhe dará nova vida usando os feixes de nêutrons que o reator RA-10, programado para 2025 , vai produzir.
O instrumento foi cuidadosamente desmontado na Alemanha durante 2021 e 2022, com cada etapa documentada para que possa ser remontado no laboratório de feixes que está sendo construído ao lado do RA-10 no Centro Atômico de Ezeiza, na Argentina. A montagem a frio deverá ser realizada este ano. O tamanho do equipamento significou que oito contentores foram utilizados para transportá-lo de navio desde Hamburgo antes de ser transportado por uma frota de camiões para a sua nova casa. Um nono contêiner com componentes irradiados, tem transporte especializado e deve chegar no próximo mês.
Em julho, a CNEA disse que o RA-10 – um reator de pesquisa de piscina aberta de 30 MWt – estava cerca de 80% concluído, com expectativas de que estaria operando em 2025 e substituiria o reator RA-3 no mesmo local. Este reator tipo piscina de 10 MWt começou a operar em 1967. O RA-10 será usado para a produção de radioisótopos médicos e a CNEA disse que o Laboratório Argentino de Feixes de Nêutrons tinha como objetivo “explorar os feixes de nêutrons que se originam no núcleo do reator para a ciência e tecnologia. Além disso, haverá um laboratório de testes de materiais para estudar seu comportamento sob irradiação. Isso inclui barras e placas de elementos combustíveis, mas também materiais estruturais destinados a reatores nucleares de quarta geração.”
Deixe seu comentário