ALEXANDRE SILVEIRA ANUNCIA A CHEGADA DE NOVA POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRÁS
A tão prometida mudança na política de preços da Petrobrás está chegando. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou na manhã de hoje (5) que a fórmula de composição de preços de derivados da estatal será alterada. Segundo ele, a Petrobrás já possui a orientação para alterar as diretrizes. A mudança, de fato, deverá ser efetivada após a próxima Assembleia Geral de Acionistas, agendada para o final deste mês.
Silveira calcula que a nova política provocará uma redução de R$ 0,22 e R$ 0,25 no preço do litro do diesel.. O ministro classificou o Preço de Paridade de Importação (PPI) como um “verdadeiro absurdo” e propôs que o Brasil passe a seguir o que chamou de “Preço de Competitividade Interno”.
O ministro garantiu que a Petrobrás vai continuar sendo respeitada na sua governança e na sua natureza jurídica. No entanto, disse que o governo exigirá que a empresa crie um colchão de amortecimento durante crises internacionais de preço dos combustíveis.
A novidade não agradou o mercado financeiro. Logo após as declarações de Silveira, as ações da Petrobrás chegaram a acumular perdas de 4% até o final da manhã. A diretoria de Relações de Investidores da petroleira tentou conter o incêndio. No início da tarde, a companhia emitiu um comunicado ao mercado, dizendo que “não recebeu nenhuma proposta do Ministério das Minas e Energia a respeito da alteração da Política de Preços”.
A empresa declarou ainda que quaisquer propostas de alteração da Política de Preços recebidas do governo serão comunicadas oportunamente ao mercado, e conduzidas pelos mecanismos habituais de governança interna da companhia. Após o anúncio, os ânimos na bolsa de valores mudaram e os papéis da empresa encerraram o dia com leves ganhos.
Deixe seu comentário