ALEXANDRE SILVEIRA DIZ QUE PROPOSTA PARA REESTRUTURAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO DEVE SER ENVIADA EM OUTUBRO AO CONGRESSO
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta semana que deve encaminhar uma proposta legislativa à Casa Civil e ao Congresso, no próximo mês de outubro, com o intuito de promover uma reestruturação no setor elétrico brasileiro. A meta principal dessa medida é corrigir as distorções que causaram um aumento desproporcional nos custos do serviço elétrico em diferentes estados, visando, assim, estabelecer tarifas mais justas para a população brasileira.
De acordo com o ministro, a situação atual das tarifas elétricas é resultado das desigualdades acumuladas ao longo dos últimos anos devido a diversos fatores, incluindo a contração de empréstimos a taxas de juros elevadas, como os chamados empréstimos das Contas Covid e Escassez Hídrica. Segundo ele, a eliminação dessas desigualdades em toda a cadeia de produção de energia possibilitará uma competição mais equitativa e aumentará o poder de compra das famílias brasileiras. Isso ocorre porque a redução das tarifas tem um impacto direto na revitalização do crescimento econômico e no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
“Nós queremos encaminhar uma medida estrutural que contemple o setor elétrico brasileiro a fim de fazer a justiça na conta de luz para o consumidor. Nós todos sabemos da sensibilidade do presidente Lula nessa questão. A única forma de combater a desigualdade no Brasil é gerando emprego e renda de qualidade, gerando oportunidade de trabalho para as pessoas, e a energia elétrica é um componente fundamental ao desenvolvimento nacional. É algo que nos últimos anos não foi enfrentado e estamos trabalhando para encontrar um bom termo”, declarou Silveira.
Deixe seu comentário