Naturgy
faixa - nao remover

ALEXANDRE SILVEIRA, NA CHINA, VISITA UMA USINA NUCLEAR, FALA EM AVANÇO EM ENERGIA LIMPA, MAS AINDA ESTÁ DE COSTAS PARA ANGRA 3

aleAinda com pendência para resolver na Eletronuclear, que está em greve há quase 15 dias, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que está na China, se reuniu, nesta segunda-feira (21), com representantes da China General Nuclear Power Group (CGN Power), a terceira maior companhia de energia nuclear do mundo, que também desenvolve projetos de energia eólica e solar no Brasil. Durante o encontro, realizado na cidade de Shenzhen, o ministro debateu oportunidades de cooperação com o país na cadeia nuclear voltada à geração de energia limpa. A agenda incluiu ainda uma visita à Usina Nuclear Daya Bay. Silveira disse que “Fortalecer a cadeia produtiva da energia nuclear, com fins pacíficos, é fundamental para a segurança energética do Brasil e para o avanço da geração de energia limpa. A CGN é referência em projetos de energia limpa, e buscamos identificar oportunidades para atuações estratégicas que ampliem a diversificação da nossa matriz energética e contribuam para a geração de emprego e renda.”

O discurso é até politicamente correto, mas a prática da vida real, na segunda-feira no sol quente do meio dia, está Angra 3, onde o discurso bonito não se transforma em ação e o país continua esperando que uma usina quase pronta, com os equipamentos comprados, tem suas obras paradas por ineficiência e indecisão política. No discurso, tudo funciona. Com a sétima maior reserva de urânio do mundo, Alexandre Silveira articula parcerias internacionais, no caso a China,  para o melhor aproveitamento do potencial nuclear brasileiro, “sempre com foco na sustentabilidade, inovação e segurança energética”. Na prática, Santa Quitéria, no Ceará, continua tropeçando nas pedras colocadas pelo IBAMA. Alexandre teve oportunidade de conhecer uma estatal chinesa, que é uma das  referências em tecnologia e operação de usinas nucleares. Mas se o exemplo vai inspirá-lo, será uma incógnita.

Por aqui, a estatal chinesa tem projetos no Piauí com capacidade instalada total de 1,4 gigawatts (GW). O HUB reúne projetos de energia eólica e solar e receberá ainda um investimento aproximado de R$ 3,2 bilhões para a ampliação de sua capacidade atual. O projeto foi incluído no Novo PAC do Governo Federal e foi preliminarmente recomendado para o portfólio de projetos de cooperação sino-brasileira pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC). A CGN Brasil também opera sete complexos eólicos e três solares, distribuídos pelos estados da Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Em desenvolvimento tem os projetos de energia solar em Minas Gerais e iniciativas voltadas à produção de hidrogênio verde na Bahia.

As oportunidades de parceria com a estatal chinesa incluem transferência de tecnologia e cooperação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com instituições como a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), universidades brasileiras e outras entidades. Além disso, as colaborações podem abranger a construção de infraestrutura nuclear, aquisição de ativos da Eletronuclear, capacitação técnica com programas de intercâmbio e estágios para profissionais, além de aplicações nucleares não energéticas, como a produção de radioisótopos e a irradiação industrial.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
.Michel Fabianski CamposWelber felixRalfo Penteado Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

Os chinas são generosos.Agora vai….

Welber felix
Visitante
Welber felix

Essa questão de usina nuclear no Brasil todo mundo sabe que é sabotado. As termelétricas usam geradores Cummins, você acha que se angra 3 estivesse terminado a 20 anos atrás alguém dos eua sairia perdendo… O diesel que alimentam as termelétricas geralmente viam dos eua agora vem da rússia. O mundo é uma cartel.

.Michel Fabianski Campos
Visitante
.Michel Fabianski Campos

NÃO TERMINARAM ANGRA3 ! FOI FAZER O QUE NA CHINA ???