ALTAIR LANÇA NOVAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O SETOR DE ÓLEO E GÁS E PROJETA CRESCIMENTO DE SUA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO | Petronotícias




faixa - nao remover

ALTAIR LANÇA NOVAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O SETOR DE ÓLEO E GÁS E PROJETA CRESCIMENTO DE SUA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO

Imagem do WhatsApp de 2023-09-12 à(s) 16.40.41A empresa Altair, que fornece soluções de software e nuvem em simulação, computação de alto desempenho, análise de dados e Inteligência Artificial, está com boas perspectivas dentro do setor de óleo e gás do Brasil. Em entrevista ao Petronotícias, o diretor da companhia no país, Valdir Cardoso, explica que o movimento para expandir a presença da Altair no ramo petrolífero começou em 2020 e já rendeu clientes como a TechnipFMC e a Subsea7. “Além disso, estamos com produtos muito inovadores que devem ser adotados em pouco tempo pela Petrobrás e todos os seus fornecedores”, revelou. O executivo destaca que a companhia tem trabalhado na convergência de tecnologias, integração de simulação e análise de dados. “A Altair está investindo muito para implementar as novas tecnologias de machine leaning nos softwares de simulação. Lançamos neste ano a nossa solução PhysicsAI, que promete criar um ambiente de testes virtuais jamais imaginado antes”, acrescentou. Por fim, Cardoso demonstrou otimismo com o crescimento da empresa no setor de óleo e gás nos próximos anos. “Atualmente, a indústria automotiva é o nosso principal mercado, com todas as montadoras utilizando nossa tecnologia. No entanto, prevemos que nos próximos cinco anos, o setor de óleo e gás alcançará o mesmo patamar de importância que hoje possui o setor automotivo”, concluiu.

Poderia começar apresentando uma visão geral da atuação da empresa no Brasil?

petroleiro_em_plataformaA Altair hoje possui mais de 120 clientes no Brasil. Estamos presentes em praticamente todas as empresas que desenvolvem produtos. Mais especificamente na área de defesa, atendemos a IDV, Embraer e Avibras. A partir de 2020, começamos um trabalho forte para indústria de óleo e gás. Hoje, já temos como clientes a TechnipFMC e a Subsea7.

Além disso, estamos com produtos muito inovadores que devem ser adotados em pouco tempo pela Petrobrás e todos os seus fornecedores. Nossa atuação principal é ainda em simulação multifísica, mas estamos incorporando as áreas de análise de dados, com foco em modelos preditivos e prescritivos.

Quais são as principais atividades/projetos da empresa dentro do setor de óleo e gás atualmente no Brasil?

Atualmente, nosso foco principal é com o SimSolid, ferramenta que permite que seja calculado a viabilidade estrutural diretamente na geometria 3D das estruturas

O SimSolid é uma tecnologia para cálculo estrutural e sua aplicação abrange uma ampla gama de setores, incluindo a indústria de óleo e gás, onde desempenha um papel crítico ao calcular as configurações geométricas necessárias, dados os materiais disponíveis para a construção de peças e infraestruturas complexas. Com isso, oferece às empresas a capacidade de realizar análises estruturais com muita agilidade e assertividade, resultando em economia de tempo e recursos significativos. 

A tecnologia do SimSolid permite que possamos resolver problemas completos, com milhares de componentes, usando computadores comuns. Problemas que eram impossíveis de serem resolvidos, mesmo com computadores de grande porte.

Quais são os planos para crescer ainda mais a presença da empresa dentro do setor de óleo e gás?

FPSOO nosso próximo passo será a introdução da nossa plataforma de democratização da análise de dados, o RapidMiner. Ela permite que todas as pessoas possam criar e aplicar modelos, com inteligência artificial, para prever e prescrever soluções para os mais variados problemas. 

O RapidMiner possui a capacidade de democratizar o acesso aos mais diversos modelos de inteligência artificial, permitindo que profissionais de diversas áreas explorem seu potencial sem a necessidade de programação extensiva. Enquanto a maioria das ferramentas nesse domínio exige habilidades de programação avançadas, o RapidMiner se destaca ao oferecer uma interface intuitiva e amigável que elimina a barreira do código. Isso significa que profissionais de diferentes perfis podem facilmente utilizar a tecnologia para realizar análises complexas, criar modelos de machine learning e tomar decisões informadas com base nos dados.

Com a convergência dessa e de outras tecnologias, a Altair deve proporcionar às empresas de óleo e gás uma redução nos custos com softwares e integração,  uma vez que nossas tecnologias abrangem uma gama enorme de áreas – desde a administração de clusters, automação de processos, monitoramento em tempo real, digital twins (gêmeos digitais), Internet das Coisas, etc.

Qual a importância do mercado brasileiro para os negócios da Altair?

O mercado brasileiro ainda é pequeno para a Altair, mas nosso time local está conseguindo grandes vitórias, que devem alavancar o investimento do grupo nesse setor. Em poucos anos, pretendemos ser os líderes em simulação e dados para indústria em geral e, com certeza, um dos maiores players para a indústria de petróleo.

Poderia adiantar algumas das novidades que a empresa pretende apresentar ao mercado brasileiro em breve?

plataformas de petroleo fundeadas no porto do rio imagens Nobrudrone (3)O principal ponto a ser destacado é a convergência de tecnologias, integração de simulação e análise de dados. A Altair está investindo muito para implementar as novas tecnologias de machine leaning nos softwares de simulaçãoLançamos neste ano a nossa solução PhysicsAI, que promete criar um ambiente de testes virtuais jamais imaginado antes.

Já temos mais cinco produtos com a tecnologia integrada que, com certeza, irão ainda em 2024 mudar a forma como as empresas desenvolvem seus produtos.

Por fim, quais são as perspectivas da empresa com o setor de óleo e gás?

Estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos obtendo no Brasil, especialmente devido à equipe técnica que conseguimos formar no país. Estamos observando um desempenho comparável ao nosso grupo no exterior. Atualmente, mantemos um excelente relacionamento com empresas como a Petrobras e a TechnipFMC, e a Subsea7 também está testando nossa tecnologia. 

O mercado brasileiro é conhecido por sua criatividade e abertura a novas ideias, o que nos motiva ainda mais. Dadas as dimensões do mercado de óleo e gás, acreditamos que, em breve, ele se tornará um dos setores mais importantes em termos de negócios para a Altair. Atualmente, a indústria automotiva é o nosso principal mercado, com todas as montadoras utilizando nossa tecnologia. No entanto, prevemos que nos próximos cinco anos, o setor de óleo e gás alcançará o mesmo patamar de importância que hoje possui o setor automotivo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of