ALTAVE PARTICIPA EM MACAÉ DE EVENTO ORGANIZADO PARA DEBATER A SEGURANÇA OPERACIONAL DE POÇOS
A ALTAVE, especialista em monitoramento inteligente, está presente no Workshop de Segurança Operacional de Poços (WSOP), organizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE) Seção Macaé. No encontro, que termina hoje (13) a empresa apresenta como sua I.A está transformando a gestão de riscos operacionais, passando de um modelo reativo para uma abordagem proativa e baseada em dados. O software ALTAVE Harpia monitora continuamente as operações em campo para detectar desvios de procedimentos e situações de risco no exato momento em que ocorrem, fornecendo aos gestores a informação necessária para uma intervenção imediata.
Para Leonardo Nogueira, diretor da companhia, a tecnologia é uma aliada para decisões mais seguras e inteligentes. “Nossa conversa com os profissionais de segurança é constante, e o objetivo é sempre o mesmo: tomar as melhores e mais rápidas decisões para proteger as pessoas. Ser ‘data-driven’ na segurança, especialmente em operações críticas como a de poços, é o que permite esse salto de qualidade. Significa trocar o ‘achismo’ ou o relatório do dia anterior por uma evidência em tempo real. Nossa plataforma não apenas vê, ela entende o que está acontecendo e transforma isso em um alerta e em dados para análise, dando aos gestores a confiança para agir imediatamente e a inteligência para otimizar os processos de segurança de forma contínua.”
Durante o WSOP, a ALTAVE demonstra como sua plataforma fortalece práticas críticas de gestão de risco, incluindo:
- Detecção de Homem sob Carga Suspensa: Monitoramento contínuo de operações de içamento para emitir um alerta imediato caso uma pessoa entre na trajetória ou na área de risco sob uma carga, mitigando um dos maiores riscos de fatalidade na indústria.
- Gestão de Zonas Restritas (Red Zone): Emissão de alertas automáticos e instantâneos para qualquer acesso não autorizado em áreas de alto risco, garantindo que apenas pessoal autorizado circule em locais perigosos.
- Verificação de Conformidade Processual: Checagem contínua e automatizada do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e do cumprimento de procedimentos operacionais críticos.
- Prevenção de Queda de Objetos (DROPS): Monitoramento de áreas de trabalho em altura para identificar objetos em posições de risco ou falhas em barreiras de contenção, alinhado às melhores práticas de Prevenção de Queda de Objetos (DROPS).
“Nosso objetivo é empoderar os profissionais de segurança com dados acionáveis. A plataforma cria uma base de dados riquíssima que permite não só responder mais rápido aos desvios, mas também analisar tendências para otimizar processos e antecipar riscos. É a transformação digital aplicada diretamente na segurança operacional“, conclui Nogueira
Deixe seu comentário