ALVOPETRO E ENEVA ENCONTRAM INDÍCIOS DE GÁS NATURAL EM RECÔNCAVO E PARNAÍBA

Corey RuttanEm uma semana movimentada para a indústria onshore brasileira, mais novidades relacionadas aos programas exploratórios terrestres atualmente em curso. A Eneva e a Alvopetro notificaram à Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre a descoberta de indícios de gás natural em blocos operados nas bacias de Parnaíba e Recôncavo, respectivamente.

A Alvopetro anunciou que concluiu a perfuração do poço 182-C1, no bloco REC-T-182, a uma profundidade de 2.936 metros. A empresa disse que o poço descobriu um net pay (camada produtora) de gás natural de 25 metros, com porosidade média de 8,2%. Agora, o próximo passo será realizar um teste adicional para avaliar a capacidade produtiva do poço, ajudando a definir o plano de desenvolvimento de campo.

Os resultados preliminares da perfuração de nosso poço 182-C1 representam o primeiro passo bem-sucedido em nossa estratégia de crescimento orgânico para expandir nossos negócios de gás natural no Brasil. Atualmente, estamos aumentando a capacidade de nossa unidade de processamento de gás e esperamos testar este poço para entender o pleno desenvolvimento e potencial de crescimento da produção relacionados a esta nova e excitante descoberta”, disse o CEO da Alvopetro, Corey Ruttan.

Após a execução do revestimento, a Alvopetro vai mobilizar a sonda de perfuração para um próximo local de exploração, o poço 183-B1, que deverá ser perfurado em maio. Assim como o poço 182-C1, o poço 183-B1 também tem como alvo as formações Água Grande e Sergi como alvos primários e secundários, respectivamente.

Já no caso da Eneva, a empresa encontrou indícios de gás natural no poço terrestre 3-ENV-32D-MA. A área está localizada dentro do bloco PN-T-102A, cujo primeiro período exploratório será encerrado em novembro de 2026. O bloco foi arrematado pela empresa em 2019, durante o 1º Ciclo da Oferta Permanente.

Nesta semana, conforme noticiamos, também foi anunciada durante a Onshore Week 2022 a publicação de um novo documento que fará uma atualização sobre o potencial onshore do Brasil. De acordo com a diretora de petróleo, gás e biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloísa Borges, o novo trabalho deverá ser publicado em maio.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

A descoberta da Alvopetro, pelo que conheço, significa um grande avanço na consolidação de um play exploratório já existente na Bacia do Recôncavo. A Alvopetro fez um excelente trabalho de reprocessamento sísmico e usou corretamente a ferramenta de interpretação sísmica, denominada estratigrafia de sequências (é um approach e não um template), com correta identificação dos reservatórios. Há uma nova/velha ferramenta de processamento sísmico chamada inversão elástica, não usada pela Alvopetro, que interpretada junto com as bons processamentos com uso redes neurais, que podem até discriminar fluidos, com custos da ordem de R$ 300, a 350 mil num bloco exploratório padrão,… Read more »