AMAZON INVESTE NA EMPRESA X-ENERGY PARA IMPLANTAR ATÉ 5 GW DE PEQUENOS REATOERS MODULARES NOS EUA ATÉ 2039 | Petronotícias




faixa - nao remover

AMAZON INVESTE NA EMPRESA X-ENERGY PARA IMPLANTAR ATÉ 5 GW DE PEQUENOS REATOERS MODULARES NOS EUA ATÉ 2039

1724637814046A Amazon anunciou que adquiriu uma participação na desenvolvedora de reatores nucleares avançados X-energy, com o objetivo de implantar até 5 GW de seus pequenos reatores modulares (SMRs) nos EUA até 2039. A gigante das compras online e de serviços web Amazon, por meio do Climate Change Pledge Fund, foi descrita como a investidora âncora em uma rodada de financiamento de US$ 500 milhões para a X-energy, juntamente com a Ares Management Corporation, a empresa de private equity NGP, a Universidade de Michigan e o fundador e CEO da Citadel, Ken Griffin. O financiamento visa concluir o design e licenciamento do reator, além da primeira fase de construção da fábrica de combustível TRISO-X em Oak Ridge, Tennessee.

O primeiro projeto será no estado de Washington, onde a Amazon assinou um acordo com a Energy Northwest, um consórcio de empresas públicas de energia do estado, para instalar quatro pequenos reatores modulares avançados (SMRs) com uma capacidade de cerca de 320 MWe, com a opção de triplicar esse número, o que poderia abastecer 770.000 residências.

A Amazon financiará a fase inicial de viabilidade do projeto SMR, que está planejado para um local próximo à instalação de geração de energia nuclear Columbia Generating Station, da Energy Northwest, em Richland. Pelo acordo, a Amazon teria o direito de comprar eletricidade da primeira fase, enquanto a Energy Northwest teria a opção de construir os oito módulos extras, com a energia adicional sendo disponibilizada para a Amazon e outras empresas de energia da região.

1611870680348Uma das maneiras mais rápidas de enfrentar as mudanças climáticas é a transição para fontes de energia livres de carbono, e a energia nuclear é ao mesmo tempo livre de carbono e escalável – por isso é uma área importante de investimento para a Amazon. Nossos acordos incentivarão a construção de novas tecnologias nucleares que gerarão energia por décadas”, disse o CEO da Amazon Web Services, Matt Garman (foto principal).

O Xe-100 é um reator avançado de quarta geração que, segundo a X-energy, é baseado em décadas de operação, pesquisa e desenvolvimento de reatores resfriados a gás de alta temperatura. Projetado para operar como uma planta padrão de 320 MWe com quatro unidades, ou escalável em unidades de 80 MWe. Com 200 MWt de vapor a 565°C, o Xe-100 também é adequado para outras aplicações energéticas, como mineração e indústria pesada. O Xe-100 utiliza combustível de partículas isotrópicas tri-estruturais (TRISO), que oferece benefícios adicionais de segurança, pois pode suportar temperaturas muito altas sem derreter.

A Amazon e a X-energy estão prontas para definir o futuro da energia nuclear avançada no mercado comercial. Para aproveitar plenamente as oportunidades oferecidas pela inteligência artificial, devemos trazer eletricidade limpa, segura e confiável para a rede com tecnologias comprovadas que possam crescer com a demanda”, declarou o CEO da X-energy, Clay Sell (foto acima, à direita).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of