AMAZUL ANUNCIA O DESENVOLVIMENTO DE CENTROS DE IRRADIAÇÃO NO BRASIL, AMPLIANDO HORIZONTES DA AGRICULTURA

Uma novidade importante dentro do setor nuclear brasileiro, que terá desdobramentos em diversos outros segmentos econômicos. A estatal Amazul anunciou hoje (21) o seu plano de desenvolver centros de irradiação no Brasil para esterilização de produtos de diversos setores. As tecnologias nucleares podem ser usadas para irradiação de alimentos, medicamentos, cosméticos, insumos para a área médica e outras indústrias.

A companhia, presidida por Antonio Carlos Soares Guerreiro (foto), explicou que irá buscar, no exterior, os fornecedores de equipamentos e sistemas de irradiação que deverão atender às necessidades do projeto. Será feita uma chamada pública internacional para oferta dessas tecnologias. “A Amazul, mediante aporte de recursos do cliente final, fará o projeto de engenharia, o dimensionamento dos equipamentos, o licenciamento radiológico e a contratação da empresa responsável pela construção, montagem e comissionamento dos equipamentos, bem como a fiscalização do empreendimento, até a entrega final ao usuário final”, explicou a empresa.

A estatal disse também que trabalha junto ao Ministério da Agricultura para conhecer as demandas dos produtores nacionais por esse tipo de tratamento e, assim, elaborar um projeto que atenda aos interesses do setor. Hoje, o agronegócio é responsável por 21,4% do PIB do país. O segmento também correspondeu a 43% do valor total das exportações do Brasil no ano passado.

A agricultura brasileira é a terceira maior produtora de frutas do mundo, mas exporta apenas cerca de 3% da sua produção. A ampliação da irradiação poderia ampliar esse número, segundo especialistas do setor nuclear. A mesma tecnologia pode ser usada em outros setores, como os de cosméticos, material médico, acervos históricos, obras de arte etc.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of