AMAZUL E NUCLEP ATUAM UNIDAS NA CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR DO SUBMARINO NUCLEAR

foto_amazul_contrata_nuclep_50513084458_3e30710b27_k

Obras do reator do Labgene foram inauguradas recentemente, em São Paulo

As empresas Amazul e Nuclep estão atualmente de mãos dadas na construção do protótipo de um reator de propulsão nuclear em Iperó (SP), no Centro Experimental Aramar. Conforme noticiamos, as duas companhias fecharam recentemente um contrato de R$ 55 milhões que prevê a fabricação, montagem e fornecimento do vaso (cilindro) e estruturas internas de contenção onde será montado o reator, além do tanque de blindagem primária.

Essas estruturas serão construídas pela Nuclep e fazem parte do chamado Bloco 40 do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (Labgene). A Amazul, por sua vez, fará a gestão administrativa do contrato. A empresa também ficará responsável pelos pagamentos à Nuclep, usando recursos financeiros transferidos pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. O contrato entre as empresas está dividido em 33 entregas até agosto de 2023.

Segundo a Amazul, nas próximas fases, o reator, os turbogeradores, o motor elétrico e sistemas serão testados de forma controlada no Labgene – que é o protótipo em terra e em escala real dos sistemas de propulsão que serão instalados no futuro submarino nuclear brasileiro, que deve ficar pronto em 2034.

Dentro do Programa de Submarinos da Marinha (PROSUB), a Amazul ajuda a desenvolver tecnologias como o Sistema Integrado de Gerenciamento de Plataforma e o Sistema de Combate de Submarinos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of