AMBIENTALISTAS AMERICANOS PLANEJAM PROCESSAR O GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS POR VAZAMENTO DE PETRÓLEO NA CALIFORNIA

myotoORLANDO – Por Fabiana Rocha –  Um mês depois do derramamento de óleo causado pelo vazamento de um gasoduto atingido por uma âncora de um cargueiro  no Golfo do México, que poluiu várias praias da California, em um verdadeiro desastre ambiental, defensores do meio ambiente estão se organizando para  processar o governo federal dos Estados Unidos  por não revisar e atualizar os planos para plataformas na costa do país. O Centro de Diversidade Biológica americano informou ter enviado notificação ao Secretário do Interior informando sua intenção de processar, um requerimento para ações judiciais contra o governo federal. O grupo afirma que o governo aprovou planos para um cluster de plataformas de petróleo na década de 1980 e que eles ainda estão em funcionamento, embora devessem encerrar a produção em 2007.

O aviso veio um mês depois que um oleoduto de propriedade da Amplify Energy, com sede em Houston, vazou pelo menos cerca de 100 mil litros de petróleo bruto nopraia oceano ao largo da costa de Orange County. Bolhas de óleo chegaram à costa, atingindo pássaros e fechando a famosa costa de Huntington Beach por uma semana. Proprietários de residências e restaurantes à beira-mar de Laguna Beach entraram com uma ação contra a empresa proprietária da plataforma de petróleo e do oleoduto subaquático, buscando indenização por perda de prazer, potencial rebaixamento dos valores da propriedade e diminuição da receita de aluguel.

Ambientalistas se prepararam para o pior, mas os danos foram menores do que inicialmente temido. Grande parte do petróleo quebrou no mar e as autoridades locais colocaram barreiras para manter o petróleo fora de áreas úmidas sensíveis. Segundo a lei federal, o governo deve revisar os planos de desenvolvimento e produção de petróleo para arrendamentos em águas federais e oleo 1revisá-los conforme necessário em resposta às mudanças nas condições ou atividades, embora isso raramente aconteça, disse Miyoko Sakashita, diretora de oceanos do Centro de Diversidade Biológica: “Não é legal para eles simplesmente continuar com esses planos de desenvolvimento e produção realmente antigos.  É particularmente notável neste caso em que agora tivemos esse derramamento de óleo. A infraestrutura está envelhecendo e as coisas precisam ser feitas de forma diferente.” O vazamento do oleoduto perto de Huntington Beach transportava petróleo bruto das plataformas offshore questionadas pelo Centro de Diversidade Biológica para a costa. A causa do vazamento está sob investigação, mas autoridades federais disseram que o oleoduto foi causado por uma âncora de navio.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of