AMCHAM RIO ORGANIZA PREMIAÇÃO DE TRABALHOS AMBIENTAIS
Com o tema Biodiversidade e a Importância do Patrimônio Genético, o 10º Prêmio Brasil Ambiental, promovido pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio), está com as inscrições abertas. O objetivo da iniciativa é estimular ações e reconhecer o mérito de trabalhos e práticas socioambientais conduzidos por empresas com atuação no Brasil.
Os candidatos poderão inscrever projetos em seis categorias: Emissões Atmosféricas, Gestão de Resíduos Sólidos, Inovação Ambiental, Preservação e Manejo de Ecossistemas, Responsabilidade Socioambiental e Uso Racional dos Recursos Hídricos; além da categoria especial Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado.
Segundo a presidente do Comitê de Meio Ambiente da AmCham Rio, Kárim Ozon (foto), o acesso ao patrimônio genético brasileiro e aos conhecimentos dos povos tradicionais, hoje regulado por uma medida provisória de 2001, é essencial para a sociedade. “Há poucos dias foi enviado ao Congresso Nacional, em caráter de urgência, um projeto de lei que promete desburocratizar o sistema de autorizações, transformando-o em autodeclaratório. Espera-se que a desburocratização fomente a bioindústria, o que se traduzirá em maior conhecimento e proteção à biodiversidade”, disse.
Podem participar do 10º Prêmio Brasil Ambiental empresas com atuação no país que tenham projetos ambientais já concluídos ou em fase final de implantação. Também estão aptas a concorrer ao prêmio instituições de pesquisas e entidades sem fins lucrativos, desde que seus projetos estejam diretamente ligados a organizações privadas.
Criado em 2005, o Prêmio Brasil Ambiental já reconheceu mais de 50 projetos realizados em todo o país, que reforçam a importância do setor privado na preservação do meio ambiente e contribuem para influenciar positivamente o comportamento de pessoas e organizações. A cerimônia de premiação será realizada em outubro e as inscrições podem ser feitas até o dia 12 de agosto pelo site do evento. Empresas associadas são isentas de taxa de inscrição. Para as não associadas, o investimento é R$ 500,00.
Deixe seu comentário