faixa - nao remover

AMERICANA CENTRUS ATINGE NOVO MARCO NA PRODUÇÃO DE HALEU

HALEU_Cascade_Centrus_12815A subsidiária da Centrus Energy, American Centrifuge Operating, LLC, atingiu a meta de produção de 900 kg da segunda fase do contrato em três etapas firmado com o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) para o fornecimento de urânio pouco enriquecido de alta concentração, conhecido como HALEU.

Até o momento, a Centrus já produziu e entregou mais de 920 kg de HALEU sob esse contrato. A empresa informou que iniciará agora a produção da terceira fase, para a qual obteve neste mês uma extensão contratual que garante mais um ano de produção, até 30 de junho de 2026. A terceira fase também prevê opções de produção por até mais oito anos, a critério exclusivo do Departamento de Energia e sujeito à disponibilidade de recursos.

O HALEU — combustível enriquecido com teor de urânio-235 entre 5% e 20% — será essencial para abastecer muitos dos reatores avançados que estão sendo desenvolvidos. No entanto, atualmente não há uma fonte comercial do material nos Estados Unidos. Por isso, o DOE tem apoiado ativamente o desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos doméstica para esse tipo de combustível. Em 2019, o Departamento firmou um contrato com a Centrus para licenciar e construir uma cascata de centrífugas avançadas na planta de centrifugação americana em Piketon, Ohio, com o objetivo de demonstrar a produção de HALEU. Em 2022, a empresa foi selecionada em um processo competitivo para o contrato atual, dividido em três fases, visando colocar a cascata em operação e entregar HALEU para uso do governo.

O material produzido em Piketon será usado no processo de alocação de HALEU do Departamento de Energia, que apoia a qualificação de combustível e os testes de projetos de reatores avançados.

Segundo Mike Goff, secretário adjunto interino para Energia Nuclear do DOE, o projeto de demonstração de HALEU é fundamental para garantir que haja material suficiente para suprir as necessidades imediatas dos parceiros industriais do governo que trabalham para colocar reatores avançados em operação. “Esse também é um passo importante para reconstruir a cadeia de suprimentos de combustível nuclear dos EUA, conforme orientado pelas ordens executivas recentes do presidente Trump voltadas à expansão da Dominância Americana”, acrescentou.

O cumprimento deste marco reforça a capacidade da nossa tecnologia de entregar resultados aos nossos clientes e ao país”, afirmou Amir Vexler, presidente e CEO da Centrus Energy. “Como única fonte de enriquecimento de HALEU no Ocidente, nosso produto é urgentemente necessário para alimentar a próxima geração de reatores”, disse. Ele acrescentou que a empresa segue focada no objetivo de expandir sua capacidade em Ohio para atender plenamente às exigências comerciais e de segurança nacional dos EUA — tanto para HALEU quanto para o urânio pouco enriquecido usado na atual frota de reatores.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of