AMONIX ANUNCIA NOVO PAINEL FOTOVOLTAICO COM EFICIÊNCIA RECORDE
Um dos principais contras da energia solar, a baixa eficiência na geração de energia elétrica, sempre foi um dos argumentos contra o uso em massa desta tecnologia. Porém, este senso comum está mudando. A companhia norte-americana Amonix bateu o recorde mundial de eficiência fotovoltaica, com 33,5% de aproveitamento, contra uma média mundial de 25%.
Apesar deste número variar de acordo com o país, já que no Brasil este número passa dos 40%, esta média coloca a energia solar em um patamar similar à energia eólica em termos de eficiência. A técnica utilizada pela Amonix utiliza espelhos para direcionar a luz solar aos painéis de captação, o que causa uma captação concentrada da energia, e, portanto, mais eficiente.
Além da construção da usina, a utilização de painéis de silício, ainda indisponíveis no mercado, contribuíram para uma maior captação. A tecnologia, desenvolvida pela própria Amonix, utiliza lentes de acrílico para concentrar os raios solares no centro de cada célula fotovoltaica, tornando o equipamento mais caro que um painel tradicional, porém mais eficiente.
Deixe seu comentário