faixa - nao remover

ANDRADE GUTIERREZ EXPLORA INOVAÇÕES PARA DAR MAIS SUSTENTABILIDADE NAS OPERAÇÕES DE SUAS OBRAS

andreA Andrade Gutierrez está apostando nas inovações para tornar suas obras ainda mais sustentáveis.  André Medina, gerente de Inovação da companhia e responsável pelo Vetor AG, um programa de inovação aberto da Andrade Gutierrez, que busca novas soluções para o setor da engenharia e construção, diz que “Todo o ciclo de vida de um projeto ou empreendimento pode ser repensado sob esse viés e os benefícios contemplam a sociedade como um todo, do ponto de vista ambiental, e o próprio empreendimento em si, que se torna mais moderno, eficiente, racional e sustentável.” Bom lembrar que a construção é um setor historicamente não sustentável, mas que hoje é possível encontrar diversas tecnologias capazes de mudar essa realidade. Há soluções de inovação que podem proporcionar boas práticas dentro e fora das obras, aumentando a qualidade das construções, além de reduzir custos.

Desde o planejamento da obra, diz Medina, “é importante pensar em como ela será executada e adotar métodos sustentáveis em cada etapa. Soluçõesandrae como a da Magnetic Water, que promove a redução do uso de cimento e aditivos no concreto, e a da Mentor Construção, que desenvolveu uma solução de planejamento e controle da produção de forma digital, gerando uma relevante diminuição da impressão de papel nos canteiros, são exemplos de como é possível aplicar a sustentabilidade em diversas etapas da obra.” As duas empresas participaram do Vetor AG. “Todo o ciclo de vida de um projeto ou empreendimento pode ser repensado sob esse viés e os benefícios contemplam a sociedade como um todo, do ponto de vista ambiental, e o próprio empreendimento em si, que se torna mais moderno, eficiente, racional e sustentável”, afirma André Medina, gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG.

Atualmente, o programa é a porta de entrada para diversas soluções sustentáveis no mercado de engenharia. Participantes do programa, como a Levitar e a Sunew, desenvolveram projetos importantes que estão sendo aproveitados em obras da empresa. A Levitar, por exemplo, utilizou a tecnologia de drones para fazer o lançamento dos cabos nas obras de Linha de Transmissão construídas pela Andrade, reduzindo em 68% o desmatamento planejado no projeto inicial. Já a Sunew desenvolveu uma tecnologia importante, conhecida como OPV (sigla para organic photovoltaics,), que gera energia renovável e limpa em diferentes tipos de ambientes, com alta capacidade de produção energética. As soluções apresentadas pelo programa de inovação mostram como é possível adotar práticas sustentáveis na engenharia e construção, contribuindo para um futuro mais amigo do meio ambiente.

 

Além disso, muitas das soluções hoje utilizadas em obras não são originárias do setor de engenharia: “Por meio do Vetor AG, as startups adaptam as tecnologias e as aperfeiçoam para que seja possível inovar nas obras. A PWTech, por exemplo, participante do 4º ciclo do programa, possui uma tecnologia de baixo custo capaz de tornar próprias para o consumo humano águas não potáveis e até contaminadas“, diz André Medina. A tecnologia, com potencial de ser aplicada em diversos setores, foi comprada pela Unops, braço da ONU para implementação de serviços de ajuda humanitária, ajudando cerca de 10 mil ucranianos. A solução também está implementada nas obras da Andrade Gutierrez.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Paulo Henrique SerraJosé Roberto da Silva Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
José Roberto da Silva
Visitante
José Roberto da Silva

Boa noite meu nome e José Roberto eu gostaria muito de fazer parte do quadro de funcionários de vcs sou motorista de caminhão truck bitruck tenho o Mop categoria D tenho experiência também operador de máquinas passadas trator de esteira D8 D6 si vcs prodeci mim ajudar Deus abençoe vcs sempre

Paulo Henrique Serra
Visitante
Paulo Henrique Serra

AG, tive o prazer de trabalhar nesta grande Empresa, entrei em 1978, comecei como AX. ESC.,passei p o setor financeiro, com um grande diretor financeiro FRANCISCO NOGUEIRA, fui promovido passando ser o Caixa na Matriz, rua dos pampas 484 Prado,passei alguns anos neste setor, depois fui tranf. P setor CPD, ficando uns 3 anos, fui transf. P setor FISCAL,onde rodei p este país a fora, qdo se iniciava uma obra eu sempre ia Abrir,conheci boa parte deste Brasil, obras como Metrô RJ,CASTANHAO CE, BARRAGEM PELO SINA PB,ARRUDAS MG,FERROVIA AÇO MG, ORLA GUARAPARI ES, VALE DO ANHANGABAÚ SP, SIDROLÂNDIA MT, CAICS… Read more »