ANEEL ABRE CONSULTA PÚBLICA PARA REAJUSTE DE 17% NAS TARIFAS DE ANGRA 1 E 2
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu consulta pública na última terça-feira (20) para aprovar um aumento de 16,91% nas tarifas praticadas pelas usinas nucleares Angra 1 e 2, a partir do ano que vem. O processo de consulta fica aberto até o dia 20 de novembro, para críticas e sugestões sobre o tema.
A Eletronuclear, no entanto, havia pedido à agência um aumento de 28,3%, baseado na recente alta do dólar, que impacta diretamente no custo de compra do combustível e a necessidade de garantir investimentos para a usina de Angra 3.
A nova revisão tarifária com o percentual sugerido pela Aneel significaria um aumento de R$ 161,90 por megawatt-hora para R$ 189,28 MWh. Para cada revisão, a agência define nova previsão de receita das usinas para o ciclo seguinte. A primeira revisão tarifária definiu a receita obtida no período de 2013 a 2015.
Outra sugestão feita pela Aneel foi de uma taxa de remuneração (Waac, na sigla em inglês) de 7,16% para o próximo ciclo, de 2016 a 2018. Atualmente, a taxa praticada é de 5,69% ao ano. Segundo o diretor da Aneel Tiago Correia (foto), o custo de operação em outras centrais nucleares mundo afora não serão mais considerados, já que as instalações da Eletronuclear são mais modernas.
O novo critério que passará a ser adotado, segundo o executivo, é baseado na operação nacional de hidrelétricas. Os dois segmentos, de acordo com ele, apresentam baixo risco de comercialização de energia e os mesmo requisitos para operações com confiança.
Deixe seu comentário