faixa - nao remover

ANEEL ALTERA MÉTODO DE COBRANÇA E CONTAS DE LUZ DEVEM FICAR MAIS CARAS

chamada-aneelUma nova mudança aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pode aumentar os encargos sobre contas de luz no Brasil. A agência alterou a metodologia utilizada na cobrança da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e deverá repassar novos custos aos consumidores residenciais, em medida que pode aumentar em até 8% as contas de luz. A parcela até então era paga pela indústria, mas deve agora pesar sobre o setor residencial por meio do reajuste tarifário anual das distribuidoras.

A mudança, aprovada nesta semana, acontece devido a uma decisão judicial impulsionada pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), que tira a obrigação de empresas de custear os valores. De acordo com cálculos da Aneel, a nova metodologia deverá representar um repasse anual de R$ 1,6 bilhão aos consumidores residenciais.

Em um primeiro momento, o valor do CDE deverá ser pago pelas companhias distribuidoras de energia. As empresas poderão, então, cobrar o montante sobre as contas de luz por meio de um reajuste de tarifas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of