faixa - nao remover

ANEEL ANUNCIA REDUÇÃO DA BANDEIRA VERMELHA PARA AMARELA A PARTIR DE NOVEMBRO

sandoval-feitosa-foto-saulo-cruz-aneel-1024x683As chuvas colaboraram um pouco com o bolso do brasileiro, que passará a pagar um pouco menos na conta de luz a partir do próximo mês. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje (25) a redução da bandeira tarifária para do patamar vermelho para amarelo a partir de novembro. Dessa forma, a cobrança passa dos R$ 7,877 cobrados na bandeira vermelha, patamar 2, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

Em outubro, a bandeira foi vermelha, patamar 2, mas com o aumento do volume de chuvas e a consequente redução do preço para gerar energia, foi possível acionar a bandeira amarela para novembro”, disse a Aneel. “Apesar da melhora das condições de geração da energia no país, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ainda permanecem abaixo da média, indicando a necessidade de geração termelétrica complementar para atender os consumidores”, ponderou a agência.

Sobre o anúncio, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, destacou que “o sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática do setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia”. A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, e vermelha, patamar 2, em outubro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of