ANEEL APROVA AJUSTE EM TARIFAS DE ENERGIA NO PARANÁ
A Aneel aprovou o ajuste do índice final da revisão tarifária periódica da Copel Distribuição, que atende 4,1 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 393 municípios do Paraná. Ficou definido que o custo a ser repassado para o consumidor médio será de 14,61%, sendo para os de baixa tensão 14,42% e os de alta tensão 14,86%.
Em entrevista após a reunião, o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino (foto), explicou que o mix de compra de energia passa por uma fase de alta e que a tarifa é influenciada por questões esporádicas, sendo que, neste caso, o que mais pesou foi o preço da compra de energia. Segundo Rufino, a compra de energia de um modo geral impactou 8% aos custos de energia por contrato de disponibilidade térmica e Itaipu.
Também foi aprovado o Reajuste Tarifário Anual de 2013 da Companhia Campolarguense de Energia (Cocel), que, assim como o da Copel, passará a vigorar a partir do dia 24 de junho. A distribuidora, que atende mais de 40 mil consumidores no município de Campo Largo, terá reajuste percebido pelo consumidor médio de 15,92%. O reajuste para os consumidores de baixa tensão será de 14,07% e para os de alta tensão, de 17,64%.
Rufino afirmou, ainda, que a Aneel não teria muito que fazer com relação ao aumento tarifário e que esta não é uma situação confortável. O diretor disse esperar que o custo da energia desse ano não se repita em outros anos. Segundo ele, o normal é que o custo da energia para o próximo período tarifário volte para o patamar anterior.
Deixe seu comentário