ANEEL APROVA LEILÃO DE ENERGIA DE RESERVA PARA TERMELÉTRICAS MOVIDAS A GÁS
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta semana edital do leilão de energia de reserva para novos empreendimentos de usinas termelétricas movidas a gás natural. O leilão, que está previsto para 15 de junho deste ano, teve preço-teto estabelecido em R$ 581 por megawatt-hora (MWh).
A entrega de energia dos contratos tem previsão de início para janeiro de 2016, em um prazo de suprimento de 20 anos.
Uma das principais mudanças trazidas com o edital diz respeito à conexão das usinas vencedoras. Segundo o diretor da Aneel e relator do processo, José Jurhosa, as usinas que vencerem o leilão terão de se conectar às redes dos submercados Sudeste e Centro-Oeste do país, o que torna este um leilão regional.
Ainda de acordo com Jurhosa, o preço-teto ficou acima do de outros leilões por uma diferença de regra no contrato. Neste caso, as termelétricas vencedoras terão obrigação de gerar durante oito horas por dia, e a remuneração completa das plantas já está incluída no preço. Dessa forma, a mudança envolve tanto a remuneração fixa, quando as usinas não estão gerando, quanto o pagamento pelo combustível quando estiverem em funcionamento. “Nos outros casos, quando você gera você precisa pagar o combustível e o preço fica maior do que esse”, afirmou Jurhosa.
De acordo com ele, a mudança ajudará a garantir a segurança energética do Brasil. As usinas, que entrarão em atividade no início do ano, ajudarão a poupar água dos reservatórios de hidrelétricas em momentos de aumento do consumo.
Deixe seu comentário