faixa - nao remover

ANEEL APROVA REAJUSTES NA TARIFA DE ENERGIA EM TRÊS ESTADOS

torres-de-transmissao

Em reunião pública da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) foi deliberado o reajuste tarifário de cinco distribuidoras de energia – Espírito Santo Centrais Elétricas S.A (Escelsa), Celesc Distribuição e Iguaçu Energia, ambas de Santa Catarina, além de Celpa e Jari Celulose, as duas do Pará.

No Espírito Santo o reajuste para consumidores residenciais será de 22,74%, enquanto para as indústrias 21,99%. O reajuste atingirá 1,4 milhão de unidades consumidoras no estado.

Em Santa Catarina a situação é bem parecida, com reajuste de 22,47% nas residências e 22,42% na indústria, para os que tem energia distribuida pela Celesc, um total de 2,6 milhões de unidades consumidoras. A Iguaçu Energia, que atende 32 mil consumidores, terá reajustes de 5,86% e 5,75% nas residências e indústrias, respectivamente.

O ponto fora da curva é a Celpa, distribuidora paraense que atende a 2 milhões de unidades consumidoras no Pará. O aumento residencial será de 34,41%, sendo o reajuste para as indústrias de 36,41%. A Jari Celulose repassará para seus 2,5 mil consumidores um reajuste de 5,75% das tarifas.

O cálculo foi baseado na variação de custos que a empresa teve no ano, como a incidência do IGP-M e o Fator X, além de outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of