ANEEL AUTORIZA ENTRADA DA FRANCESA EDF NO CONSÓRCIO ENERGÉTICO SINOP
A EDF é a nova acionista do Consórcio Energético Sinop. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a alteração do controle acionário, saindo a Alupar, que detinha 51% do empreendimento. As outras empresas que participam do consórcio são a Chesf e a Eletronorte, cada uma com 24,5%.
A desistência da Alupar em continuar no negócio foi anunciada logo após a vitória do Consórcio Energético Sinop, no Leilão A-5, realizado em 29 de agosto de 2013. A operação de transferência tem até 120 dias para ser concluída, de acordo com o despacho publicado no Diário Oficial da União.
Além da francesa EDF, a Cemig sempre figurou na lista de possíveis compradoras das ações da Alupar. Ambas participaram do leilão, mas em outro consórcio, que acabou saindo derrotado. A negociação entre a EDF e a Alupar recebeu em setembro o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cadê).
Localizada no Mato Grosso e tendo 400 MW de potência, a Usina Hidrelétrica Sinop vendeu 215,8 MW médios ao preço de R$ 109,40/MWh, com início de suprimento em 1º de janeiro de 2018.
Deixe seu comentário