ANEEL DIVULGA BANDEIRAS TARIFÁRIAS DE JULHO
A Aneel divulgou as bandeiras tarifárias referentes a este mês para todo o país, que ainda está sob regime de teste do novo sistema. De acordo com a agência, as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste estão com condições de geração de energia menos favoráveis, o que é representado pela bandeira amarela. Enquanto a região Sul conta com condições favoráveis, caracterizadas pela bandeira verde.
O sistema é um método escolhido pela Aneel para evitar a escassez de energia e reduzir os gastos em excessos. Para isso, ela divide em três categorias (verde, amarelo e vermelho) as condições de geração em cada mês. Dependendo da cor estipulada para o período, o custo da energia pode sair mais caro ou mais barato.
Até o fim deste ano, as bandeiras tarifárias serão utilizadas em teste, mas a partir de 2014 o sistema começará a valer. Caso já estivesse em vigor, nas regiões com bandeira amarela, a tarifa sofreria um acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (KWh) consumidos, enquanto que nas regiões de bandeira verde não haveria nenhum acréscimo. Já a bandeira vermelha representa um valor adicional de R$ 3 por cada 100 quilowatt-hora (KWh).
Deixe seu comentário