ANEEL LIBERA INÍCIO DE OPERAÇÃO DE DUAS UNIDADES GERADORAS EM JIRAU
A Aneel liberou a hidrelétrica Jirau, localizada no Rio da Madeira, em Rondônia, para iniciar as operações comercial, com a unidade geradora 32, e em teste, com a UG5, ambas com 75 MW de capacidade. A usina fornece energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN) desde setembro de 2013, quando a 1ª unidade geradora entrou em operação.
Os atrasos nas entregas de 18 unidades de geração de energia das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia, causaram um prejuízo próximo de R$ 1 bilhão às distribuidoras no mês de maio. Deixando de entregar cerca de 1.300 megawatts por hora e com liminares que as isentam de honrar os compromissos comerciais, as distribuidoras precisam comprar esse volume no mercado de curto prazo para compensar o déficit.
As duas hidrelétricas foram as principais responsáveis pelo rombo de R$ 1,9 bilhão, em maio, que as distribuidoras terão de arcar no mercado de curto prazo. O restante do déficit refere-se, principalmente, à chamada exposição involuntária, quando se encerraram contratos entre geradoras e distribuidoras em 2013 e que não foram repostos nos leilões organizados pelo governo.
Deixe seu comentário