faixa - nao remover

ANEEL LIBERA PROJETO DA PETROBRÁS PARA CONTRUIR USINA SOLAR EM RIO GRANDE DO NORTE

A Petrobrás vai colocar em ação um novo projeto para o Rio Grande do Norte. Trata-se de um plano de pesquisa e desenvolvimento de uma usina de energia solar de 1,1 MW, estimada em R$ 20,9 milhões. A Aneel liberou permissão para que a estatal avance no projeto da usina que será localizada em Alto do Rodrigues, a 200 quilômetros de Natal. O projeto foi aprovado numa chamada pública da Aneel que recebeu 18 propostas, com um total de R$ 395,9 milhões em investimentos.

Segundo os planos da Petrobrás, a construção da usina vai atrair uma série de benefícios para a geração de energia solar. Além de estimular o aperfeiçoamento dos dados públicos, aumentará a rede de laboratórios de ensaios e certificação de equipamentos e vai abrir caminho para a formação de profissionais qualificados nessa área.

A usina será instalada no terreno da termelétrica Jesus Soares Pereira, da estatal, e a energia gerada será utilizada pela própria companhia. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte receberá instalações de apoio às construções enquanto um núcleo de pesquisa e formação da Petrobrás fará os serviços de prospecção solar. Tal núcleo receberá diversas instalações. Entre elas, seis novas estações de captação de dados da energia solar e um laboratório acordado com o Inmetro para homologação de equipamentos utilizados em sistemas de geração fotovoltaica

O projeto será iniciado este ano, com início de operação agendado para o segundo semestre de 2014. Entre as propostas recebidas pela Aneel, 15 foram aprovadas e as outras três aguardam análise da agência, do Ministério de Minas e Energia e da Empresa de Pesquisa Energética.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of