faixa - nao remover

ANEEL PREVÊ ALTA NO PREÇO DE ENERGIA NO SEGUNDO SEMESTRE

A entrada no sistema da energia gerada pelas usinas termelétricas aumentará o preço da energia a partir do segundo semestre do ano. Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, o volume de energia contratada foi alto e o crescimento dos custos é inevitável.

O caso é parecido com 2008, onde o baixo índice de chuvas forçou a contratação de termelétricas para suprir a queda da oferta de eletricidade. As usinas provocaram impacto direto sobre os custos com reflexos permanentes.

Hubner disse que todas as termelétricas a gás foram despachadas e lançam energia no sistema, não havendo nenhuma em 2011. Houve aumento no Preço de Liquidação de Diferenças que subiu 54% entre 12 de março e 12 de abril, se aproximando do nível de R$ 200 o megawatt-hora.

O diretor da Aneel tem esperança que o governo tome decisão, ainda neste semestre, quanto às concessões do setor elétrico que vencem a partir de 2015. Elas respondem por mais da metade da energia gerada por meios hídricos no Brasil. As concessões dependem do Ministério de Minas e Energia, mas parte da solução pode ser enviada ao Congresso por meio de Medida Provisória. A Aneel vai realizar leilões A-1 entre o vencimento das concessões e o início de novas concessões. Hubner disse que precisa de um tempo mínimo para preparar o leilão A-1.

De acordo com a regulamentação original as concessões vencidas voltam ao poder público para a realização de novos leilões. Prevendo suposto impacto nos ativos de estatais e no preço final da energia, o governo estuda alternativas, como a renovação de concessões.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of