ANEEL PROJETA QUE CONTA DE ENERGIA DOS BRASILEIROS TERÁ AUMENTO MÉDIO DE 3,5% EM 2025
A tarifa de energia elétrica deve ter um aumento médio de 3,5% em 2025, segundo projeção divulgada hoje (7) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no boletim trimestral InfoTarifa. A estimativa fica abaixo da inflação esperada para o ano, que é de 5,1% pelo IGP-M e de 5,6% pelo IPCA. No ano passado, o reajuste médio foi de 0,5%.
O documento traz uma análise detalhada dos principais componentes que influenciam o cálculo das tarifas, como os encargos setoriais e os custos de distribuição. Para 2025, a previsão é de R$ 41 bilhões no orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um dos fatores que impactam a composição tarifária.
De acordo com o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, o objetivo da publicação é oferecer maior previsibilidade à sociedade. “Nosso objetivo é proporcionar à sociedade previsibilidade e transparência quanto aos impactos no cálculo das tarifas, e a ideia é atualizar esse panorama trimestralmente, à medida que os reajustes das distribuidoras forem deliberados”, afirmou.
O documento também mostra que, nos últimos 15 anos, os encargos setoriais cresceram mais de 250%, enquanto a componente de distribuição teve evolução mais controlada, refletindo medidas da ANEEL voltadas à eficiência das concessionárias. O boletim InfoTarifa está disponível na biblioteca da ANEEL.
Deixe seu comentário