faixa - nao remover

ANEEL RESTRINGE PARTICIPAÇÃO DE EMPRESAS COM REGISTROS DE ATRASO EM OBRAS NOS PRÓXIMOS LEILÕES

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu em reunião nesta terça-feira (10) que no próximo leilão de energia promovido pela agência, a participação de empresas com registro de atrasos em obras será bastante restrita. A medida visa reduzir os atrasos nas obras licitadas, que se tornaram uma constante entre as empresas de distribuição de energia concorrentes.

A Aneel fez um levantamento, que apontou atrasos superiores a 180 dias em 117 empreendimentos de transmissão de energia. Além disso, das 259 instalações concluídas nos últimos três anos, 149 tiveram atraso médio de aproximadamente um ano e meio. Após levantar estes dados, a agência decidiu que as empresas que se encaixarem nestes dois critérios só pode ter uma parcela de 10% nos consórcios em que participar.

O relator do processo, Julião Coelho, afirmou que o não cumprimento de prazos é um gargalo que vem crescendo no setor elétrico, e que a Aneel já vinha procurando uma forma de instituir este veto sem afetar a competitividade dos leilões. A gota d’agua para a implementação da medida foi quando os atrasos afetaram as Instalações de Interesse Exclusivo em Centrais de Geração para Conexão Compartilhada (ICGs), responsáveis pelo escoamento da produção dos parques eólicos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of