ANEEL VAI INVESTIGAR PIORA NOS INDICADORES DE QUALIDADE DE DISTRIBUIDORAS | Petronotícias




faixa - nao remover

ANEEL VAI INVESTIGAR PIORA NOS INDICADORES DE QUALIDADE DE DISTRIBUIDORAS

Após notar que os indicadores de algumas empresas têm piorado muito no ano em que antecede a revisão tarifária, o diretor da Aneel, Julião Coelho (foto), pediu que as áreas técnicas da agência investiguem indícios de que as concessionárias de distribuição de energia elétrica estejam, intencionalmente, piorando os índices DEC (duração) e FEC (frequência) com o objetivo de obter vantagens econômicas futuras. A suspeita do diretor é de que a suposta manobra das concessionárias visem ao melhoramento do fator de qualidade “Xq”, um dos três componentes que formam o Fator X, conforme previsto na metodologia do terceiro ciclo de revisão tarifária periódica.

O Xq pode tanto aumentar como diminuir a receita da empresa, dependendo da melhoria do serviço prestado e é calculado em função da posição da concessionária em um ranking de qualidade, ordenado de acordo com o porte da empresa e seus indicadores DEC e FEC. A partir do referido ranking, são formados quatro grupos (G1, G2, G3, G4), nos quais as distribuidoras são ordenadas de forma decrescente, da melhor para a pior. Caso uma empresa, no momento da revisão tarifária, esteja enquadrada no grupo G2 e no ano do reajuste passe a integrar o G1, sua receita aumenta em função da melhoria na qualidade.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Donizete Rufino, afirmou que se alguma empresa estiver realmente adotando essa estratégia, precisa ser duramente punida. Rufino disse, no entanto, não acreditar que seja o caso da Celg. De acordo com o diretor, a empresa pagou, em 2012, um nível de compensação insustentável para o seu porte, precisando assim, reverter essa trajetória urgentemente. Já para o diretor André Pepitone, a notada piora nos indicadores de qualidade das distribuidoras pode ser resultado de uma melhor, e mais rígida, apuração por parte a Aneel.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of