ANGLO AMERICAN DISTRIBUI DEZ MIL RELÓGIOS PARA SEUS FUNCIONÁRIOS MANTEREM A DISTÂNCIA UM DO OUTRO
A Anglo American está inovando nos cuidados com a Covid19. Quer os funcionários unidos, mas cada um no seu quadrado, respeitando as distâncias seguras. E para garantir esta distância, inovou lançando mão de uma nova tecnologia dando um relógio especial para cada funcionário. A tecnologia e a gestão de dados se tornaram importantes aliados no combate à pandemia na empresa. Os relógios inteligentes, que já existem no mercado, garantem o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre seus empregados durante as operações. A mineradora distribuiu cerca de 10 mil relógios para empregados próprios e terceiros em suas plantas em Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Os aparelhos foram programados para emitir um alerta – visual, vibratório e sonoro – sempre que se encontrarem a menos de 1,5 metro um do outro, avisando ao trabalhador que é necessário manter o distanciamento do colega.
Os equipamentos também permitem a realização de um rastreamento de contatos com 100% de confiabilidade nas unidades da empresa. Sempre que algum empregado testar positivo para Covid-19, a equipe de saúde entra em contato com todas as pessoas que registraram um encontro prolongado com aquele trabalhador para a tomada de medidas de prevenção, como exames e quarentena. A utilização dos relógios inteligentes não monitoram os passos dos empregados. Além disso, só funcionam nas dependências da empresa. As informações são guardadas de forma sigilosa apenas para análise da equipe de saúde, obedecendo à legislação vigente.
Siham Hassan(foto a esquerda), diretora de Tecnologia da Informação (TI) da Anglo American nas Américas, disse que “Nesse projeto, estamos aliando inteligência de dados e uma gestão de saúde assertiva para prevenção à Covid-19 em nossas unidades.” Segundo ela, a conexão entre os relógios é feita por bluetooth e os dados são transmitidos por wi-fi sempre que o equipamento se conectar à rede da própria empresa. A partir daí, as informações são enviadas a um servidor específico e passam a compor um painel de acompanhamento da saúde na empresa, sendo utilizadas junto a diversos outros dados que direcionam as decisões da mineradora sobre a pandemia. Para Aldo Souza, diretor Técnico, de Projetos e Sustentabilidade da empresa, ressalta que o principal objetivo é manter as equipes, seus familiares e as comunidades que recebem as operações da empresa seguras durante a pandemia.: “Inovação é uma das principais diretrizes do grupo Anglo American. Estamos avaliando o uso dessa tecnologia em outros processos, além da gestão Covid-19. Isso pode ocorrer, por exemplo no controle de acessos a áreas industriais e outros aspectos na gestão do futuro do trabalho.”
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